Como funciona o processo de indicação ao Prêmio Nobel da Paz?

Alfred Nobel on the front of the Nobel Peace Prize medal.
Foto: (reprodução/internet)

Todos os anos, o Comitê Nobel Norueguês cria uma lista curta de cerca de 20 a 30 candidatos ao Prêmio Nobel da Paz, que eles encaminham aos conselheiros do Instituto Nobel, que por sua vez compilam relatórios sobre cada pessoa.

No início de outubro, depois que os membros do Comitê estudaram e discutiram exaustivamente esses relatórios, eles escolheram um vencedor. Embora o grupo sempre tente chegar a um consenso, eles decidirão por maioria de votos, se necessário. Mas antes que isso aconteça, os candidatos devem ser indicados. Como isso acontece?

As nomeações só contam se vierem de certas pessoas, entre eles funcionários do governo nacional, professores ou presidentes universitários, diretores de institutos de pesquisa para a paz e institutos de política externa…

Ou basicamente qualquer pessoa afiliada ao Comitê Norueguês do Nobel (ex-conselheiros, membros atuais ou ex-membros, vencedores reais do Prêmio Nobel da Paz, etc.). Contanto que você se enquadre em uma dessas categorias, você pode nomear qualquer pessoa que considere digna de um Prêmio Nobel da Paz – exceto você.

Depois de preencher um formulário online com algumas informações pessoais básicas, incluindo seu nome, instituição, endereço de e-mail e endereço físico, você receberá um e-mail explicando como enviar sua indicação.

Se você deseja que seu candidato seja considerado para o prêmio no mesmo ano em que o inscreve, deverá concluir o processo até a meia-noite do dia 31 de janeiro. Se você perder o prazo, ele irá para as nomeações do próximo ano.

Toda a operação é altamente confidencial, e a Fundação Nobel proíbe o Comitê de revelar os indicados (ou mesmo os indicadores) até que 50 anos tenham se passado. Dito isso, não há nada que impeça os indicadores de divulgar esses detalhes por si próprios.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Mental Floss