Quase todo dono de gato está acostumado a encontrar regularmente algo que seu gatinho botou para fora escondido em sua casa.
O vômito em gatos pode acontecer com tanta frequência que é fácil ficar insensível ao comportamento, mas os veterinários dizem que a visão de seu gato vomitando nunca deve ser ignorada.
Embora geralmente seja benigno, o vômito pode indicar um problema de saúde que precisa ser cuidado. Para avaliar se o vômito do seu gato é um sinal de algo sério, procure algumas pistas.
Comer muito rápido
De acordo com The Spruce Pets, comer muito rápido é uma das causas mais comuns de vômito em gatos e geralmente é inofensivo.
Se ele vomita alimentos não digeridos imediatamente após as refeições, então esta deve ser a causa.
Esse comportamento pode ser evitado alimentando seu animal de estimação com porções menores ou adicionando uma obstrução, como uma bola de tamanho médio, à tigela, para que ele coma ao redor.
Se o problema ainda persistir, pode haver alguma outra coisa que esteja causando isso.
Bolas de pelo
As bolas de pelo são outra fonte potencial de ânsia de vômito do seu gato. Eles podem ser apenas um grande aborrecimento para você, mas para o seu gato, podem representar um sério risco à saúde.
Os gatos tossem os pelos que não conseguem digerir e, se não o fizerem, pode criar uma obstrução perigosa nos seus intestinos.
Uma maneira de ajudá-lo é escovando-o regularmente. Assim, haverá menos pelo para lamberem. Essas são as razões menos preocupantes para um gato vomitar.
Mais sobre comportamento felino: Por que os gatos dormem tanto?
Outros problemas de saúde podem ser a causa
O vômito também pode ser um sintoma de problemas de saúde, como doença inflamatória intestinal felina, diabetes felina, hipertireoidismo e doença renal crônica. Também é possível que seu gato tenha ingerido algo prejudicial.
Se não houver uma explicação óbvia para o vômito do seu gato, é uma boa ideia entrar em contato com o seu veterinário.
Embora vomitar uma a três vezes por mês seja considerado normal, um gato que vomita várias vezes em um curto período pode precisar de atenção médica.
Ao analisar o comportamento do seu animal, procure também outros sintomas: Gatos que apresentam sintomas como diarréia ou perda de apetite, além de vomitar, devem sempre ser levados ao veterinário.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Mental Floss