Por que o oceano é bem escuro em alguns lugares e em outros tem uma cor mais clara?

ANÚNCIO

Por que o oceano às vezes é muito escuro, como no Atlântico norte, mas em alguns lugares tem uma cor turquesa como no Caribe ou no Pacífico Sul?

Onde fica o Caribe | Dicas de viagem - Por CVC viagens
Foto: (reprodução/internet)

É porque plantas e animais mortos afundam na água. Isso pode parecer óbvio, mas significa que todos os nutrientes da água do mar são rapidamente consumidos pelos animais e plantas e, quando esses organismos morrem, eles afundam levando os nutrientes com eles.

ANÚNCIO

Opa, e por falar em animais aquáticos: Conheça um novo peixe híbrido criado acidentalmente por cientistas

A única maneira de repor esses nutrientes perdidos é se a água do fundo do oceano, para onde vão todos os organismos mortos, puder ser movida para a superfície novamente. Essa ciclagem não pode acontecer em regiões mais quentes porque a água da superfície é quente e a água quente flutua na água fria do fundo do oceano.

Como resultado, as águas mais quentes tornam-se rapidamente deficientes em nutrientes. Por serem deficientes em nutrientes, muito pouco vive em águas tropicais. Muito poucas algas, muito pouco plâncton e assim por diante.

E porque nada vive nas águas tropicais, elas permanecem límpidas. Isso significa que a luz pode ir para as profundezas e, à medida que a luz passa pela água, os comprimentos de onda azuis se espalham. Isso produz um oceano azul turquesa vívido.

ANÚNCIO
Mergulho em águas cristalinas - Casa e Jardim | Curiosidades
Foto: (reprodução/internet)

Em contraste, as águas frias são sujas e cheias de vida devido à ressurgência da água do fundo do oceano. Toda aquela sujeira e toda a vida que ela sustenta absorvem a luz do sol muito rápido.

A luz só vai penetrar alguns metros em águas frias. Com muito pouca penetração, a luz também não tem muita chance de se espalhar.  Isso produz um oceano de cor muito escura e onde os comprimentos de onda azuis são atenuados pelos vermelhos e verdes para produzir um cinza-azulado turvo.

Um novo mergulho no mesmo oceano. – Tenda do Tarô
Foto: (reprodução/internet)

Então, tudo se resume a que as águas tropicais são claras, e são claras porque são estéreis e têm deficiência de nutrientes.

Os recifes de coral prosperam em águas tropicais precisamente porque são límpidos e estéreis e isso permite luz solar suficiente para as algas simbióticas fotossintéticas que vivem no coral e fornecem a maior parte de seu alimento.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Kickass Facts 

ANÚNCIO