Pintar olhos no traseiro das vacas as protege contra predadores?

ANÚNCIO
Solução criativa e divertida afasta predadores das criações de bovinos na  África
Foto: (reprodução/internet)

Em termos de cadeia alimentar, as vacas não têm uma classificação muito alta. Em Botswana, os principais predadores, como leões e leopardos, fazem refeições regulares de bovinos, frustrando os agricultores e levando-os a mirar nos leões para tentar proteger seus rebanhos de gado.

Pode haver uma maneira melhor. Envolve pintar um par de olhos nas extremidades traseiras das vacas. Isso é de acordo com um novo estudo publicado na Communications Biology, que demonstrou que as vacas com uma pintura confusa têm uma chance melhor de sobreviver.

ANÚNCIO

Para testar a teoria, uma equipe de pesquisadores liderada pelo ecologista Neil Jordan, da University of New South Wales em Sydney, Austrália, e do Taronga Western Plains Zoo recrutou 2.061 vacas em Botswana entre 2015 e 2018 e as dividiu em três grupos.

Um grupo de teste de 683 vacas teve os olhos pintados em seus traseiros, enquanto 543 vacas tinham marcas em cruz, e o grupo de controle restante de 835 não foi marcado.

Incrivelmente, nenhuma das vacas com olhos foi morta por predadores. O grupo com marcas de cruz viu quatro mortes e o grupo de controle, 15 mortes, principalmente por ataques de leões.

ANÚNCIO

Leia também: A guerra dos lobos da vida real: entenda a história

Por que os olhos provaram ser um impedimento? Os leões são predadores de emboscada, preferindo discrição para se aproximar furtivamente de suas presas. Se eles acreditarem que estão sendo avistados pelos “olhos” no traseiro da vaca, eles escolherão esperar por um alvo mais convidativo.

É uma defesa vista em outras partes da natureza, onde borboletas, peixes e pássaros têm “olhos” que desencorajam predadores. (Funciona também com humanos. Em um estudo de 2012 , placas colocadas perto de bicicletários que apresentavam um par de olhos reduziram o roubo.)

Baixa autoestima, carência, vaidade, competitividade - VamosMeditar
Foto: (reprodução/internet)

Os pesquisadores não têm certeza do que aconteceria se todas as vacas tivessem um segundo par de olhos.

Os grupos no estudo foram misturados, e é possível que os predadores que atacaram as vacas não marcadas pudessem simplesmente seguir em frente e atacar as vacas pintadas se não houvesse outra opção na frente deles. Eles também podem aprender sobre a pegadinha com o tempo.

Mas, no momento, esse truque simples e barato pode ser útil para fazendeiros que procuram enganar seus vizinhos predadores.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Mental Floss

ANÚNCIO