Colocar uma moeda no micro-ondas realmente a faz encolher?

ANÚNCIO
Qual foi a primeira imagem cunhada em uma moeda? | Super
Foto: (reprodução/internet)

É uma lição que até os piores cozinheiros domésticos (espero) sabem: colocar metal no micro-ondas é uma receita para o desastre. Graças a uma imagem viral que circula na web, algumas pessoas podem ser tentadas a ignorar esse pedaço de bom senso em nome da experimentação.

A imagem mostra uma moeda de tamanho normal próximo a três moedas menores com a legenda: “Isso é o que acontece quando você coloca uma moeda no micro-ondas por 2 minutos.” Mas, de acordo com o site Snopes, colocar uma moeda no micro-ondas não fará com que ele encolha – se muito, apenas deixará você com um micro-ondas quebrado.

ANÚNCIO

Os fornos de micro-ondas aquecem os alimentos fazendo as micro-ondas refletirem em uma caixa de metal. Certas moléculas, como as moléculas em suas sobras, absorvem essas ondas por meio da perda dielétrica e as convertem em calor. Mas nem todas as substâncias são compatíveis com microondas.

O metal contém altas concentrações de elétrons e, quando as microondas atingem uma superfície metálica, esses elétrons se tornam muito ativos e bloqueiam o caminho da onda. Em vez de serem absorvidos pelo metal, as microondas ricocheteiam, o que pode causar faíscas elétricas.

Falando em eletricidade, leia também: Entenda a história bizarra do relâmpago que matou centenas de Renas

Às vezes, essas faíscas são fortes o suficiente para abrir um buraco nas paredes do forno e danificar o equipamento eletrônico. Mesmo que você pudesse, de alguma forma, encolher moedas em um microondas, a ciência explicada acima deve ser razão suficiente para resistir à tentação de tentar em casa.

ANÚNCIO

Qualquer um que tentar o experimento ficará desapontado. A foto que foi compartilhada nas redes sociais é uma farsa, e segundo a explicação do Snopes, as moedas menores provavelmente se originaram em um kit de truques de mágico.

Em tese, embora colocar uma moeda no micro-ondas possa causar algumas faíscas e potencialmente danificar seu aparelho, não é provável que haja uma explosão dramática. (Apenas aceite nossa palavra sobre isso também).

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Mental Floss

ANÚNCIO