Uma exposição de banheiros em um museu de Viena: sim, é isso que você leu!

ANÚNCIO

Uma exposição no pavilhão central do museu Giardini della Biennale de Viena está usando banheiros para ensinar seus visitantes sobre o desenvolvimento da sociedade através dos tempos. Tudo faz parte da 14ª Exposição Internacional de Arquitetura anual de Veneza, que se intitula “Fundamentos”.

Apropriadamente, uma galeria inteira foi reservada para mostrar como os banheiros têm desempenhado um papel central e fundamental ao longo da história. Os visitantes são apresentados a uma série de displays que apresentam várias mercadorias históricas.

ANÚNCIO

Leia também: O Castelo de Drum, na Escócia, escondia duas câmaras secretas com algo inusitado dentro: descubra aqui

Eles podem aprender como os banheiros se tornaram mais sofisticados à medida que a tecnologia e a civilização avançaram desde aquela época até a Idade Média e além. Entre eles: uma pedra sólida, e presumivelmente muito desconfortável, urinol da Roma Antiga e um urinol austríaco de cerâmica construído em 1895.

Uma exposição de banheiros em um museu de Viena: sim, é isso que você leu!
Foto: (reprodução/internet)

Enquanto esses banheiros eram populares entre os ricos século XIX na Inglaterra, eles eram notoriamente fácil de quebrar e seus sistemas de lavagem eram bastante inúteis. Eles foram eventualmente substituídos por modelos muito mais confiáveis.

Junto com informações sobre tudo, desde o desenvolvimento de bidês até como os banheiros ajudaram a promover uma boa higiene, saneamento e a “habitabilidade” das cidades, também existem alguns modelos futuristas como o banheiro Blue Diversion.

ANÚNCIO
Blue Diversion Toilet - Tribecraft
Foto: (reprodução/internet)

É capaz de limpar e reutilizar água, o que o ajudou a ganhar o prêmio máximo no concurso “Reinvent the Toilet” de 2011, de Bill e Melinda Gates.

Então, por que os banheiros são apresentados com tanto destaque em uma exposição de arquitetura? Rem Koolhaas, o diretor da exposição, disse à imprensa: “Nenhum tratado de arquitetura declara o banheiro como o elemento primordial da arquitetura, mas pode ser o definitivo”.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Portable Press

ANÚNCIO