A maioria das pessoas sabe que Franklin Delano Roosevelt foi o único presidente dos Estados Unidos a cumprir mais de dois mandatos.
E que ele esteve no cargo durante a maior parte da Grande Depressão – e mais tarde, na Segunda Guerra Mundial.
Seu “novo trato” (New Deal Coalition), conversas ao pé da lareira e a paralisia que restringiu seu movimento são tão famosos quanto a citação duradoura de seu primeiro discurso de posse: “A única coisa que devemos temer é o próprio medo”.
Aqui estão alguns outros fatos de Franklin Delano Roosevelt que eles podem não ter abordado em suas aulas de história.
1. Ele nomeou a primeira mulher para servir no gabinete dos EUA
Frances Perkins tomou posse como a nova secretária do Trabalho em 4 de março de 1933 e manteve o cargo por 12 anos.
Perkins, uma arquiteta do New Deal, já trabalhava para Roosevelt. Ela foi nomeada comissária do Departamento do Trabalho de Nova York em 1929, durante o mandato dele como governador daquele estado.
Mais artigos envolvendo o presidente: Descubra como ajudar a Biblioteca do Congresso dos EUA a transcrever mais de 20.000 cartas escritas para Roosevelt
2. Ele abriu um centro de reabilitação de Poliomielite
Roosevelt tinha apenas 39 anos – e menos de um ano depois de sua campanha à vice-presidência – quando foi diagnosticado com poliomielite (ou pólio) em 1921.
O vírus o deixou paralisado da cintura para baixo; ele foi adaptado para suspensórios de perna no ano seguinte.
Pondo a ambição de lado, Roosevelt aposentou-se temporariamente da política para se concentrar na saúde.
Um dia, o filantropo George Foster Peabody contou a ele sobre um resort que ele possuía na Geórgia (EUA), cujas piscinas supostamente curaram uma jovem vítima da pólio.
Roosevelt logo se tornou um convidado regular. Em seguida, ele comprou a propriedade por US $ 20.000 em 1926.
No local, Roosevelt estabeleceu a Fundação Warm Springs, sem fins lucrativos, citada pelo National Parks Service como “o primeiro, e por muitos anos, o único hospital dedicado exclusivamente ao tratamento das vítimas de poliomielite no mundo.”
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Mental Floss