Entenda como o desejo de pertencer a um grupo pode levar a preconceitos

ANÚNCIO

A forte polarização de opiniões tornou-se a marca do cenário político atual. Mas os pesquisadores descobriram que essa polarização pode se estender a outras áreas não políticas de nossa vida.

Um forte desejo de pertencer a um determinado grupo pode nos levar a formar um julgamento severo sobre as pessoas do outro lado, descobriu um estudo conduzido pela Duke University, publicado pela PNAS.

ANÚNCIO
A necessidade de pertencer: ficamos melhores quando percebemos a experiência humana compartilhada – PapodeHomem
Foto: (reprodução/internet)

A equipe de pesquisa estudou 141 participantes quanto a grupos e preconceitos relacionados. Eles testaram seu efeito em diferentes configurações. Os participantes tiveram que alocar dinheiro para eles próprios e outra pessoa do grupo, ou para eles próprios e alguém do outro grupo.

No primeiro conjunto, os participantes foram divididos em diferentes grupos de acordo com suas inclinações políticas. No segundo conjunto, eles foram divididos de acordo com suas preferências na arte. No terceiro conjunto, os destinatários foram escolhidos aleatoriamente.

Os pesquisadores esperavam que o preconceito fosse maior entre as pessoas que tinham crenças muito fortes em seu grupo. No entanto, eles descobriram que apenas pertencer a um determinado grupo levava as pessoas a formar um preconceito contra aqueles de fora do grupo.

ANÚNCIO
Sentimento de Inadequação: quando a gente sente que não faz parte – Tutores Educação Multidisciplinar
Foto: (reprodução/internet)

Um terço dos participantes não mostrou qualquer tendência para a adesão ao grupo ao distribuir dinheiro. Os pesquisadores não encontraram relação entre gênero, raça e desejo de fazer parte de um grupo.

E você? Consegue lembrar de algo ruim que fez apenas para se sentir pertencente a um grupo?

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Organic Facts

ANÚNCIO