Descubra como o isolamento social na infância pode causar danos ao cérebro

ANÚNCIO
Descubra como o isolamento social na infância pode causar danos ao cérebro
Foto: (reprodução/internet)

Há evidências consideráveis ​​de que o isolamento na infância pode causar problemas nas interações sociais na idade adulta. No entanto, o efeito preciso sobre os circuitos neurais do cérebro não é conhecido.

Um estudo recente em animais feito pelos cientistas da Escola de Medicina Icahn, no Monte Sinai, pode ter encontrado essa causa subjacente. Publicado na revista Nature, o estudo descobriu um conjunto específico de células no cérebro que são vulneráveis ​​ao isolamento social. 

ANÚNCIO

Essas células estão localizadas no córtex pré-frontal do cérebro, área responsável pelo comportamento social e sociabilidade normal dos adultos. A equipe descobriu que quando os ratos machos foram isolados dentro de duas semanas após o desmame, isso levou a uma ativação prejudicada do córtex pré-frontal.

Córtex pré-frontal dorsolateral: conheça suas principais funções
Córtex pré-frontal. Foto: (reprodução/internet)

Também afetou outros neurônios relacionados, sugerindo a presença de um mecanismo de circuito no cérebro. Isso também pode explicar como o isolamento juvenil pode levar a defeitos na sociabilidade dos adultos.

A descoberta dessas células específicas pode ser crucial para melhorar a sociabilidade entre os adultos. Metas terapêuticos podem ser determinadas ​​para regular o efeito desses neurônios.

ANÚNCIO

Esses achados também podem ter um impacto significativo no tratamento de transtornos psiquiátricos e do neurodesenvolvimento relacionados ao isolamento social, como esquizofrenia e autismo.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Organic Facts

ANÚNCIO