Cães se alinham ao campo magnético da terra e salsichas feitas de cocô de bebê: leia algumas descobertas científicas peculiares

 

Teoria do escorregão na casca de banana é um dos estudos ganhadores do Ig  Nobel 2014 - Jornal O Globo
Foto: (reprodução/internet)

Desde 1991, o Prêmio Ig Nobel homenageia os empreendimentos científicos e de pesquisa mais ridículos do mundo.

Dois em cada dez homenageados de 2014 consideravam, bem, questões fecais. O prêmio Ig Nobel de biologia de 2014 foi para um grupo de cientistas da República Tcheca e da Alemanha que estudou se os cães podem sentir o campo magnético da Terra.

Cães e vacas fazem cocô assim

A equipe examinou dezenas de cães enquanto iam ao banheiro, teorizando que o cãozinho médio alinha seu corpo ao longo de um eixo norte-sul enquanto o faz… ou pelo menos o faz quando uma tempestade solar não está interferindo no campo magnético.

Depois de estudar mais de 70 cães e 1.893 “lixeiras caninas”, eles publicaram suas descobertas na Frontiers in Zoology.

Esse mesmo grupo uma vez conduziu um estudo semelhante que provou que as vacas também se alinham em um eixo durante os momentos de relevo, mas eles estudaram isso examinando as imagens de satélite do Google Earth.

Por que cães e vacas preferem fazer cocô dessa maneira? Os cientistas ainda não descobriram isso.

Mais artigos semelhantes: Os astronautas não deixaram apenas pegadas na lua: cocô também! Entenda

Salsicha de cocô de bebê

O prêmio de nutrição foi para um projeto ainda mais fedorento. Um grupo de cientistas de alimentos na Espanha descobriu que poderia fazer salsichas com cocô de bebê.

Bem, para ser mais específico, eles descobriram que é possível usar três cepas de bactérias comumente encontradas em restos de fraldas para fazer o que é chamado de culturas iniciais probióticas.

Este é um componente necessário para fazer vários tipos diferentes de linguiça fermentada.

O projeto dos cientistas acabou sendo publicado nas páginas da Food Microbiology. Dito isso, é seguro apostar que a Sadia e outras marcas continuarão a usar métodos mais convencionais de fabricação de salsichas, ok?

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Portable Press