Entenda o caso das orcas assassinas que estão atacando barcos

ANÚNCIO

 

Gangue de baleias assassinas ferozes estão atacando barcos - O site mais completo de curiosidades da América Latina!
Foto: (reprodução/internet)

Os grandes tubarões brancos foram estereotipados como carnívoros malévolos em filmes como Tubarão (1975), mas é possível que as baleias assassinas sejam os predadores máximos com ressentimento contra os humanos.

ANÚNCIO

De acordo com o The Guardian, as baleias assassinas – como são chamadas as Orcas – têm se chocado com os barcos na costa espanhola no que alguns observadores acreditam serem ataques deliberados.

Relatos de orcas enfrentando barcos têm chegado de marinheiros em todo o sul da Espanha nos últimos dois meses. Em alguns casos, os danos foram significativos, com barcos perdendo partes de seus lemes. Alguns membros da tripulação ficaram feridos com os solavancos.

Estes não parecem ser encontros acidentais. Em um dos incidentes perto de A Coruña, uma cidade portuária no noroeste da Espanha, um iate foi golpeado por uma orca cerca de 15 vezes. O navio danificado teve que ser rebocado para o porto.

ANÚNCIO
Orcas: Falsas assassinas | Super
Foto: (reprodução/internet)

Em outros ataques, grupos de orcas se unirem para destruir barcos. Perto do cabo Trafalgar, nove orcas passaram mais de uma hora colidindo com um barco e, por fim, desligaram o motor. O capitão disse que as baleias se comunicaram por assobios durante o encontro.

Os cientistas não têm certeza do que está causando esse comportamento agressivo, embora seja possível que apenas um grupo de orcas seja responsável por todos os ataques. Uma explicação poderia ser o estresse devido aos recursos escassos na área, já que os humanos pescam o atum com que as baleias se alimentam

A outra é que os relatos de testemunhas não são de pesquisadores treinados, atribuindo comportamento que pode não corresponder à intenção das orcas, que costumam interagir com barcos e seus leme por curiosidade.

Uma teoria está até relacionada à atual pandemia de coronavírus: como menos navios saíram do porto durante os bloqueios, as baleias podem ter se acostumado a águas mais calmas.

Leia também: Conheça 11 produtos que eram fabricados através da exploração das Baleias

À medida que a atividade aumentava, eles responderam ao aumento da comoção e perturbação atacando. Mas eles poderiam realmente estar expressando raiva? Para alguns cientistas, a resposta é sim.

Décadas de redes de pesca e barulho de navios em seu território, além de um suprimento cada vez menor de alimentos, significa que as orcas podem estar identificando os barcos e seus ocupantes humanos como fatores de estresse.

E eles podem estar começando a responder na mesma moeda.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Mental Floss

ANÚNCIO