Esta é a verdadeira razão pela qual os carros têm aquelas ‘alças’ acima das portas

"Oh, sh **!"
Foto: (reprodução/internet)

Se você está procurando maneiras silenciosas de criticar as habilidades de direção de alguém no caminho, nada funciona melhor do que agarrar a maçaneta acima da porta e se segurar para salvar sua vida.

Carinhosamente conhecido no Brasil como um palavrão (“pqp”), essas alças automotivas comuns transmitem a mensagem de “Você é imprudente!”.

Com outros recursos, como apoios de braço e cintos de segurança de ombro com travamento automático para ajudar os passageiros a se equilibrar durante viagens acidentadas, pode parecer que as alças deveriam ser coisa do passado.

E, no entanto, muitos carros modernos ainda os têm acima de todas as portas, com a possível exceção do lado do motorista.

Então, para que servem?

De acordo com Technology.org, as alças de apoio estão lá principalmente para que as pessoas possam entrar e sair dos carros com facilidade.

Se estiver entrando em um veículo grande, por exemplo, você pode usar a alça para içar-se para dentro do carro e, novamente, para se abaixar de volta no degrau ou na calçada sem ter que pular.

Para um veículo pequeno, a situação é praticamente inversa. As alças são especialmente úteis para pessoas com deficiência, idosos e grávidas.

Ao projetar a minivan Mercury Monterey no início dos anos 2000, um engenheiro da Ford Motor Company chamado Jared Glaspell vestiu um simulador de gravidez para ver o que poderia tornar o veículo mais confortável para os futuros pais.

“Houve momentos ‘aha’”, disse Glaspell ao The Detroit News em maio de 2003. “Fiquei mais ciente de onde os controles do painel de instrumentos eram colocados. Eu queria mais alças para entrar e sair do veículo.”

Veja também: Você tem esses adoráveis purificadores de ar em formato de árvore no seu carro? Descubra como eles surgiram

Por que a porta do motorista não tem alça?

Quanto ao motivo pelo qual a porta do motorista geralmente não tem uma alça, há alguns motivos possíveis.

Por um lado, como Nodum.org aponta, o volante pode funcionar como uma alça improvisada e também bloquearia seu caminho se você se levantasse ou se abaixasse para dentro (ou para fora) do carro por meio de uma alça acima da janela.

Além disso, os motoristas inclinados a agarrar a alavanca enquanto dirigem estariam dirigindo com apenas uma mão, o que poderia ser uma preocupação de segurança.

Resumindo, as alças têm o objetivo de tornar mais confortável a entrada e a saída do carro. Mas se seus passageiros parecem nunca largam elas, talvez você precise reavaliar suas habilidades de direção.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Mental Floss