Conheça as “joias de luto” da rainha Vitória que estão à venda em Londres!

Um pingente de esmalte comemorando a morte da filha da Rainha Vitória, Alice.
Foto: (reprodução/internet)

Em 14 de dezembro de 1861, o príncipe Albert morreu com apenas 42 anos de idade, do que pode ter sido febre tifóide. Para lamentar a morte prematura de seu marido, a rainha Vitória usou preto até sua própria morte em 1901.

Embora ela não tenha originado o traje de luto preto, ela o popularizou; e enquanto as pessoas pobres simplesmente tingiam suas roupas normais de escuro para seguir a tradição, a rainha tinha os meios para lamentar em grande estilo.

Seu longo reinado também foi marcado por múltiplas tragédias. No final de 1878, por exemplo, a rainha Vitória perdeu sua filha Alice, e a filha de Alice, Marie, para a difteria.

Três jóias pretas estão em leilão

Agora, como relata a People, três joias pretas que ela encomendou para comemorar suas mortes estão em leilão na Sotheby’s.

Há um pingente de esmalte em forma de cruz incrustado com diamantes em corte rosa que soletram o nome de Alice abaixo de uma coroa incrustada de diamantes. A parte de trás do pingente revela uma pequena caixa de vidro contendo uma mecha do cabelo de Alice.

Conheça as "joias de luto" da rainha Vitória que estão à venda em Londres!
Foto: (reprodução/internet)

 

Um segundo pingente, que apresenta uma pérola em forma oval de ágata, envolve outra mecha de cabelo e as datas de morte de Alice e Marie.

O terceiro item é um medalhão de ônix com pérolas formando um A na parte externa e um pequeno retrato de Alice na parte interna.

Há também um medalhão de ágata que o príncipe Albert deu à esposa após a morte de sua mãe em 1861. Cada peça deve valer algo entre US $ 1.400 e US $ 4.200 – uma faixa razoável, considerando a história (e cabelo) que vem com as joias.

Conheça as "joias de luto" da rainha Vitória que estão à venda em Londres!
Foto: (reprodução/internet)

Mais sobre joias da realeza: Entenda o que distingue uma tiara de uma coroa

As joias pertencem à trisneta da rainha Vitória

As joias de luto são uma pequena seleção de um leilão compreendendo 350 lotes da propriedade da trisneta da rainha Vitória, Patricia Knatchbull, nascida Mountbatten.

Knatchbull, que também era prima de primeiro grau do Príncipe Philip, morreu em 2017. A oferta expansiva inclui pinturas, algumas joias menos sombrias e itens de novidade preciosos como esta carteira de noite de malha dourada de 115 anos em forma de porco (completa com diamante dedos do pé e olhos de rubi).

Conheça as "joias de luto" da rainha Vitória que estão à venda em Londres!
Foto: (reprodução/internet)

O leilão ao vivo está agendado para 24 de março de 2021, na Sotheby’s em Londres, e você pode ver todos os itens aqui.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Mental Floss