Saiba como cortar, secar e armazenar o Alecrim

Benefícios incríveis do alecrim: de poder detox até função de  antidepressivo natural - VIX
Foto: (reprodução/internet)

Você não consegue descrever a fragrância do alecrim, mas se você adicionar a erva a batatas assadas amanteigadas ou frango assado, ele adiciona um sabor sublime.

Você também pode usá-lo para fazer óleo de alecrim, um óleo essencial com um aroma amadeirado semelhante ao cítrico que é frequentemente usado em aromaterapia para ter um efeito energético. [1]

Esta erva mediterrânea pode ser facilmente cultivada como parte de um jardim de ervas e às vezes é até usada como sebes.

Então você colocou o vaso de alecrim na janela da cozinha ou no jardim e quer saber qual é a melhor maneira de cortar e secar a erva. Nós podemos te ajudar.

Aqui estão as principais perguntas que as pessoas têm sobre como cortar, secar e armazenar alecrim.

Como cortar alecrim?

Para cortar o alecrim de forma que continue a crescer de forma saudável, é melhor cortar um ramo de alecrim de cada vez. Aqui está o método passo a passo para cortar esta fragrante erva lenhosa.

  • Use sempre uma tesoura ou tesoura de poda para fazer cortes limpos.
  • Corte o alecrim no novo crescimento. Para isso, você terá que olhar para caules verdes.
  • Corte o caule verde logo acima de onde as duas folhas da erva estão crescendo.

Este método garante duas coisas. Em primeiro lugar, quando você corta os caules verdes em vez dos lenhosos, isso ajuda a criar novos brotos.

Em segundo lugar, também promove o crescimento saudável da erva e você não precisa olhar para um vaso de ervas comprido e fino.

Certifique-se de cortar o alecrim regularmente durante os meses de verão para ter uma boa quantidade para colher na próxima vez.

Qual é a melhor época para cortar o alecrim?

Você sabia que existe um momento ideal para cortar o alecrim? Bom, é verdade. Você deve cortar as ervas um pouco antes de florescerem, porque é nessa época que seus óleos aromáticos estão no auge.

Assim, você pode obter as ervas mais saborosas para cozinhar. A melhor hora para cortar o alecrim é de manhã, quando as gotas de orvalho acabam de secar.

Evite cortar as ervas quando o calor do dia está no máximo, pois você pode acabar com as folhas secas.

Mais artigos interessantes: Bebedores de chá, vocês têm mais um motivo para se alegrar com sua bebida favorita!

Secagem de alecrim

As folhas frescas de alecrim são perfumadas e fáceis de usar, mas se você quiser secá-las, existem muitos métodos para escolher. Lembre-se de lavar os ramos de alecrim antes de secá-los.

  1. Método fácil: se for apenas um ou dois ramos, você pode deixar a erva na bancada da cozinha por um dia para secar.
  2. Saco de papel: por motivos de segurança, você pode colocar raminhos de alecrim em um saco de papel marrom e deixar por até três semanas em um ambiente quente, seco e bem ventilado.
  3. Pendurar um buquê de alecrim: Você pode fazer um buquê de raminhos de alecrim amarrando-o com barbante de cozinha. Pendure-o por duas a três semanas em um local fresco e bem ventilado. Você também pode desfrutar da fragrância do alecrim ao mesmo tempo.
  4. Usando um desidratador: Você pode desidratar raminhos inteiros ou apenas as folhas de alecrim. Coloque-os em bandejas desidratadoras com bastante espaço entre eles e desidrate a 35 ° C. Você pode fazer isso por 8 a 10 horas, dependendo dos níveis de umidade.
  5. Usando o método do forno: Coloque os raminhos de alecrim em uma assadeira forrada com papel manteiga. Leve ao forno na configuração mais baixa possível. Isso ajuda a erva a secar até ficar quebradiça, em vez de ser cozida. Você terá que verificar constantemente, pois os tempos do forno variam.
  6. No micro-ondas: coloque os raminhos de alecrim entre dois pedaços de papel toalha e leve ao forno por 30 segundos. Deixe esfriar e leve ao microondas novamente por 30 segundos. As folhas devem estar secas. Você pode repetir o processo se eles não sentirem que as folhas estão secas o suficiente.

Como armazenar alecrim?

Você deve armazenar as ervas em um recipiente hermético em um local fresco e escuro para reter o sabor.

O alecrim seco dura muito mais tempo do que a variedade fresca, mas é melhor usá-lo dentro de um ano.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Organic Facts