Bebedores de chá, vocês têm mais um motivo para se alegrar com sua bebida favorita!

Chá quente em uma xícara. | Foto Premium
Foto: (reprodução/internet)

Pesquisadores dão a você um motivo extra para desfrutar daquela xícara de chá quente, já que beber chá quente agora está relacionado à redução do risco de desenvolver glaucoma.

A redução do risco de glaucoma é o próximo item na lista crescente de benefícios à saúde do chá quente.

Em um estudo divulgado no British Journal of Ophthalmology, os pesquisadores relacionaram o consumo de pelo menos uma xícara de chá quente por dia com a redução das chances de desenvolver uma doença ocular grave, o glaucoma.

Glaucoma é um grupo de doenças que danificam o nervo óptico do olho devido ao aumento da pressão do fluido. Ela foi identificada como a principal causa de cegueira em todo o mundo.

Atualmente, afeta 57,5 ​​milhões de pessoas em todo o mundo, incluindo 2,2 milhões de americanos, de acordo com o National Institutes of Health. A contagem deve aumentar para 65,5 milhões até 2020.

Como a pesquisa foi conduzida

O estudo feito por pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, pretendia ver as conexões entre diferentes bebidas e o glaucoma.

Eles realizaram esse estudo levando em consideração os dados do National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES) de 2005-2006, nos Estados Unidos.

Esta é uma pesquisa anual representativa nacionalmente com cerca de 10.000 pessoas que deram entrevistas, exames físicos e amostras de sangue, projetada para avaliar a saúde e o estado nutricional de crianças e adultos nos Estados Unidos.

Este ano, também incluiu testes oculares para glaucoma, que foi prevalente em 1.678 indivíduos.

Mais sobre o tema: Conheça o primeiro Relatório Mundial sobre a Visão lançado pela OMS

Analisando os resultados

A revisão dos questionários desses participantes revelou resultados inesperados. Curiosamente, nenhuma associação significativa foi encontrada entre o consumo de café, chá gelado, chá descafeinado e refrigerantes e risco de glaucoma.

No entanto, os participantes que consumiram uma xícara de chá quente diariamente tiveram 74% menos chances de ter glaucoma do que aqueles que não consumiram chá quente.

É importante observar que, embora o estudo mostre a ligação entre beber chá quente e menor risco de glaucoma, ele não prova que o chá previna a doença.

Embora os resultados do estudo mostrem uma ligação, os pesquisadores disseram que mais investigações serão necessárias.

Então, o que você está esperando? Vá em frente e pegue aquela xícara de chá quente, agora.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Organic Facts