Veja como um bom café da manhã está associado a melhor desempenho acadêmico em adolescentes

Se você quiser boas notas, certifique-se de comer seu café da manhã.

Ruiva adolescente tomando café da manhã em uma mesa | Foto Premium
Foto: (reprodução/internet)

Um estudo recente realizado por pesquisadores da Universidade de Leeds, publicado no jornal Frontiers in Public Health, revelou isso.

Segundo o estudo, os alunos que tomavam o café da manhã com frequência nos dias de aula obtiveram notas mais altas no General Certificate of Secondary Education (GCSE) – uma espécie de qualificação acadêmica britânica para adolescentes – do que aqueles que raramente tomavam o café da manhã.

Como a pesquisa foi conduzida

O objetivo do estudo foi examinar a associação entre o consumo regular de desjejum escolar e o desempenho acadêmico dos alunos.

Os pesquisadores escolheram 294 adolescentes com idade entre 16-18 anos (77,2% mulheres). Eles foram convidados a preencher um diário alimentar retrospectivo de 7 dias. Isso incluiria sua ingestão diária de café da manhã e suas notas GCSE.

O desjejum foi definido como qualquer alimento ou bebida com determinado conteúdo energético consumido até as 10h nos dias letivos.

O padrão de consumo foi dividido em três partes: raro (0–1 dia), ocasional (2–3 dias) ou frequente (4–5 dias). Estes foram medidos apenas em dias letivos.

Veja também: Quatro em cada cinco adolescentes no mundo não praticam a quantidade necessária de atividade física

Melhor café da manhã, melhores notas

Os resultados indicaram uma associação clara entre a ingestão de café da manhã e melhor desempenho acadêmico.

As notas combinadas de alunos que raramente tomavam café da manhã eram quase duas notas inferiores às do outro grupo. Os resultados também parecem se manter em diferentes níveis socioeconômicos.

No nível socioeconômico baixo ou médio, os adolescentes que raramente tomavam café da manhã tinham chances significativamente menores de obter notas mais altas em matemática do que os alunos que tomavam café da manhã regularmente.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Organic Facts