Saiba um pouco mais sobre a importante relação entre cérebro e músculos

O cérebro é um músculo?. Não. Próxima pergunta. Brincadeira… | by Dalmo Kawauchi | Revista Subjetiva | Medium
Foto: (reprodução/internet)

Cérebro e músculos podem realmente andar juntos. A ligação entre habilidade cognitiva e exercícios tem sido objeto de pesquisas consideráveis.

Agora, a maior e mais aprofundada pesquisa sobre o assunto, publicada na Nature, visa abordar duas lacunas na pesquisa existente, seu efeito em jovens saudáveis ​​e estabelecer uma ligação direta entre a aptidão física (AF) e a atividade cerebral, particularmente com a microestrutura da matéria branca.

Detalhes sobre o estudo

A equipe usou os dados de imagens cerebrais de 1.206 participantes do Human Connectome Project (idade média de 28,8 anos, 45,5% do sexo masculino).

Uma análise aprofundada foi realizada em todos os dados disponíveis para garantir que todos os fatores relevantes foram incluídos, como IMC, açúcar no sangue ou nível de escolaridade dos participantes.

AF foi medida por meio de um teste de resistência de caminhada, enquanto a capacidade cognitiva foi testada com base no NIH Cognition Total Composite Score, um teste globalmente aceito para capacidade mental.

Mais temas semelhantes: Veja como a restrição calórica aliada a exercícios físicos pode enfraquecer seus ossos

Resultados da pesquisa

Os pesquisadores encontraram uma associação positiva entre capacidade cognitiva e AF, mesmo depois de descontar fatores como IMC, HbA1c, educação, idade, sexo e pressão arterial.

Essa associação era aplicável a quase todas as funções cognitivas, incluindo flexibilidade cognitiva, velocidade de processamento e inteligência fluida.

Eles também encontraram a ativação da microestrutura da substância branca, indicando alterações estruturais críticas.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Mental Floss