Aqui está um motivo para incluir a cúrcuma em sua alimentação

Cúrcuma na prevenção do Alzheimer – CMais Saúde
Foto: (reprodução/internet)

Os pesquisadores descobriram que os idosos se beneficiariam com a inclusão de curries indianos, café com leite de açafrão ou tônico de gengibre e açafrão ou qualquer outro alimento que contenha açafrão em sua dieta.

A curcumina presente na cúrcuma, que lhe dá a cor amarela significativa, é responsável por melhorar o humor e a memória em idosos que sofrem de casos leves de perda de memória relacionada à idade, de acordo com um estudo publicado no American Journal of Geriatric Psychiatry.

Como a pesquisa foi conduzida

Pesquisadores da Universidade da Califórnia em Los Angeles estudaram 40 participantes (50 a 90 anos) durante 18 meses. Os participantes envolvidos não sofriam de demência, mas apresentavam leves queixas de memória.

Eles dividiram os participantes em dois grupos aleatoriamente. O grupo experimental recebeu tabletes de curcumina duas vezes ao dia.

O outro grupo recebeu um placebo, onde os pacientes recebem comprimidos que não têm efeito terapêutico, mas apenas benefício psicológico.

Foi um estudo duplo-cego em que nem os experimentadores nem os participantes sabem quem está recebendo o tratamento. O objetivo de qualquer estudo duplo-cego é ajudar a prevenir vieses na análise do estudo, especialmente devido ao efeito placebo.

A equipe de pesquisa fez testes de avaliação cognitiva de todos os participantes antes do início do estudo e a cada 6 meses até o final do estudo.

Dos participantes aleatórios, 30 também tiveram sua atividade cerebral monitorada para uma melhor análise.

Quanto aos resultados

O resultado mostrou que aqueles que usaram curcumina tiveram um desempenho 28% melhor em seus testes cognitivos. Eles também mostraram leves melhorias no humor.

Por outro lado, os pacientes que receberam placebo não apresentaram nenhuma melhora. Esta é a primeira vez que um estudo de longo prazo foi realizado para verificar os efeitos da curcumina em idosos sem demência.

A razão pela qual a curcumina teve tais efeitos positivos na memória ainda não foi descoberta, mas os cientistas acreditam que pode ser devido aos seus efeitos anti-inflamatórios no sistema nervoso.

“Exatamente como a curcumina exerce seus efeitos não é certo, mas pode ser devido à sua capacidade de reduzir a inflamação do cérebro, que tem sido associada à doença de Alzheimer e à depressão maior”, disse o principal autor do estudo, Dr. Gary Small, diretor do UCLA’s Longevity Centro.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Organic Facts