Como a maioria dos parques temáticos, Wunderland Kalkar oferece muitas atrações e passeios divertidos.
Ao contrário dos parques temáticos comuns, no entanto, está localizado no terreno do que já foi uma usina nuclear.
Os visitantes de Wunderland Kalkar não parecem muito incomodados com o fato de que estão desfrutando de um dia de diversão em família no terreno de uma usina nuclear desativada.
Isso, principalmente, porque o parque, nos arredores de Düsseldorf, nunca esteve totalmente operacional.
Um holandês com gostos peculiares comprou a usina
A construção começou em 1972, mas atrasos e protestos ferozes dos moradores e da mídia alemã fizeram com que a fábrica fechasse antes mesmo de ser inaugurada.
Depois de investir US $ 4 bilhões e quase 19 anos de esforço no projeto, os organizadores finalmente desistiram em 1991.
Então, o que se faz com uma usina nuclear completamente inútil e quase totalmente construída? Você vende.
O empresário holandês Hennie van der Most reivindicou US $ 3 milhões relativamente baixos.
Conhecido por seus investimentos peculiares (ele é dono de uma rede de restaurantes de frango frito e abriu um campo de golfe em um antigo acampamento da OTAN, por exemplo), ele foi a pessoa certa para transformar a usina nuclear em um parque de diversões, inaugurado em 1995.
E por falar em peculiaridades: Conheça três “buracos” artificais que atraem milhares de turistas por ano
Um grande ponto turístico
O parque agora faz parte de um resort completo chamado Wunderland Kalkar, que também possui um hotel, restaurantes e um heliporto.
O próprio parque contém mais de 40 atrações. Entre eles: um passeio de elefante voador e uma xícara de chá giratória, como as da Disneylândia.
Mas a velha torre de resfriamento da usina é certamente a maior e mais singular atração do parque. O exterior, agora coberto por um grande mural de uma serra, serve de parede de escalada.
No interior, a torre abriga um passeio giratório chamado de balanço vertical que se projeta sobre sua borda superior. Surpreendentemente, Wunderland Kalkar atrai mais de 600.000 visitantes anualmente.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Portable Press