A construção de um novo parque público em Mayfield, Manchester, revelou um pedaço da história local.
Como relata a BBC, os arqueólogos descobriram restos de uma casa de banhos da era vitoriana sob um estacionamento.
A condição dos trabalhadores
Os Banheiros Mayfield foram inaugurados na atual Baring Street em 1857. Durante a Revolução Industrial, Mayfield, na Inglaterra, tornou-se um centro de produção têxtil e os trabalhadores precisavam de um lugar para se limpar.
Antes da construção dos balneários, os funcionários que trabalhavam em condições sujas de fábrica eram forçados a lavar suas roupas em água de banho velha.
O site Mayfield foi o terceiro balneário construído em Manchester, e apresentava serviços de lavanderia, bem como piscinas para banhistas masculinos e femininos.
As instalações atenderam ao público por décadas antes de serem danificadas na Segunda Guerra Mundial e, por fim, demolidas.
Arqueólogos da Universidade de Salford sabiam que as ruínas do local ainda estavam sob a terra, mas não esperavam encontrá-las em tais condições.
Por falar em banheiros ingleses: Conheça o “The attendant”, antigo banheiro público londrino transformado em cafeteria
O que a escavação encontrou?
A escavação descobriu partes de condutas, bombas e caldeiras, além das duas grandes piscinas de azulejos.
Muitos dos intrincados ladrilhos azuis e brancos da piscina ainda estão intactos. A equipe usou escaneamento a laser 3D e fotografia drone de baixo nível para mapear e registrar a descoberta.
A casa de banho foi escavada como parte de um novo esforço de revitalização de bairro de $ 1,9 bilhão em Mayfield.
O estacionamento que ficava acima do local da escavação está sendo transformado no Mayfield Park – o primeiro novo parque público da cidade em um século. As telhas recuperadas da área serão reaproveitadas no projeto.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Mental Floss