A cripta do Capitólio dos EUA é o lar de uma tumba vazia para George Washington – aqui está o porquê.
A cripta do Capitólio dos Estados Unidos é o lar de 40 colunas dóricas, uma dúzia de estátuas e nenhum vestígio humano.
Também é muito menos longe do que o seu cofre subterrâneo comum – visitas turísticas ao edifício do Capitólio passam por ele diariamente.
Grande Vestíbulo
Na verdade, a Cripta do Capitólio não foi exatamente concebida como uma cripta. De acordo com o arquiteto do Capitólio, o primeiro arquiteto do edifício, Dr. William Thornton, chamou-o de “Grande Vestíbulo” em uma planta de 1797.
Nove anos depois, seu sucessor o apelidou de “Vestíbulo Geral para todos os Escritórios”. Mas, embora o quarto fosse principalmente para funcionar como uma via pública, também deveria ser o local de descanso final de George Washington e sua esposa, Martha.
Depois que Washington morreu em 1799, o Congresso decidiu que seria apropriado sepultá-lo no Capitólio.
Embora o testamento de Washington expressasse seu desejo de ser enterrado em Mount Vernon, Martha considerava seu “dever público” conceder permissão ao Congresso para movê-lo.
Os arquitetos alteraram os planos de construção do Capitólio para abrir espaço para uma tumba abaixo do chamado “Grande Vestíbulo”, que por sua vez ficava abaixo da Rotunda (a extravagante câmara circular abaixo da cúpula do Capitólio).
Uma estátua do primeiro presidente ficaria em cima da tumba, e um buraco de 3 metros no teto do vestíbulo permitiria que as pessoas na Rotunda olhassem para baixo.
Um vestíbulo ou uma cripta?
Mas o Congresso não conseguiu chegar a um acordo sobre os detalhes do memorial, e o corpo de Washington ficou em Mount Vernon enquanto os arquitetos tentavam terminar os trabalhos no próprio edifício.
Esse projeto também foi repleto de atrasos, graças a questões financeiras e à Guerra de 1812, durante a qual as forças britânicas queimaram o Capitólio.
A rotunda foi finalmente concluído em 1824, e o vestíbulo seguido três anos mais tarde. Chamá-lo de “vestíbulo”, no entanto, nunca pegou.
Logo após sua conclusão, as pessoas casualmente começaram a se referir a ela como uma cripta.
“O buraco grande, redondo e central no chão de pedra para dar luz à cripta abaixo é uma ferida nos olhos”, escreveu um visitante da Rotunda em dezembro de 1827.
A propósito, os trabalhadores eliminaram o buraco logo no ano seguinte, já que o ar frio e úmido da cripta infiltrava-se na Rotunda.
Embora seja possível que as pessoas tenham começado a chamar o vestíbulo de “cripta” porque sabiam sobre a tumba de Washington (ainda vazia), elas podem ter pensado que realmente se parecia com uma cripta.
“Esta sala é semelhante às substruções das catedrais europeias e pode receber o nome de Cripta delas”, relatou The American Farmer em 1828.
E por falar em tumbas: Quem está dentro do Túmulo do Soldado Desconhecido?
Por que a tumba de Washington está vazia
Alguns anos depois, para comemorar o que teria sido o centésimo aniversário de Washington em 1832, o Congresso finalmente chegou a um acordo para trazer seu corpo para a cripta do Capitólio.
Infelizmente, a permissão de Martha não contava mais. Ela mesma faleceu em 1802, e Mount Vernon agora pertencia a John A. Washington II, sobrinho do filho do irmão de George Washington.
Ele – tendo acabado de supervisionar a construção de um novo mausoléu em Mount Vernon para George, Martha e outros membros da família – negou ao Congresso a autorização para perturbar a “tranquilidade perfeita” do Pai Fundador.
Embora a tumba de Washington permaneça vazia, a cripta do Capitólio em si não: ela atualmente abriga uma estátua de uma figura notável de cada uma das 13 colônias originais dos EUA.
Exceto, por enquanto, Virginia – a escultura de Robert E. Lee foi removida em dezembro de 2020 e logo será substituída por uma comemorativa da ativista dos direitos civis Barbara Johns.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Mental Floss