Entenda o que está por trás da sensação de déjà vu e premonição segundo a ciência

A maioria de nós já passou por sentimento de déjà vu: o sentimentos de ter passado por isso antes.

O que déjà vu segundo a psicologia - Explicação científica
Foto: (reprodução/internet)

Alguns de nós também podem sentir que adquirimos uma noção do futuro nessas situações e somos capazes de prever eventos no futuro.

Uma pesquisa sugere que pode ser mais sobre um viés pós-vicioso ou retrospectivo, ao invés de um potencial para premonição.

Os experimentos foram conduzidos por uma equipe do Departamento de Psicologia da Colorado State University, incluindo Anne Cleary, uma pesquisadora de memória da CSU e uma das autoras deste artigo.

Tours de realidade virtual

Os resultados documentam por que as pessoas sentem que podem prever eventos futuros durante um episódio de déjà vu e explica o viés pós-vicioso em tais situações.

Os tours de realidade virtual foram usados ​​para avaliar se a premonição e o déjà vu realmente existiam.

Foi notado durante esses experimentos que as pessoas não eram realmente capazes de prever os próximos eventos, no entanto, era uma sensação que eles experimentavam.

Nessas viagens, as curvas eram feitas aleatoriamente e as pessoas eram solicitadas a prever. No entanto, o pós-julgamento foi mais prevalente, onde as pessoas relataram saber que as curvas seriam da forma que eram.

Mais sobre eventos que afetam a cognição: O que é o “efeito Mandela”?

Nosso cérebro pensa que previmos algo

“Se toda a cena parecer intensamente familiar à medida que se desenrola, isso pode levar nossos cérebros a pensar que acertamos, afinal”, relatou a pesquisadora.

“Porque parecia tão familiar enquanto você estava passando por isso, parecia que você sabia o tempo todo como iria ser, mesmo que não pudesse ser o caso.”

Cleary também explica o fenômeno do déjà vu como a sensação em que o cérebro reconhece a situação presente como algo do passado, mas não consegue localizar a memória anterior e, assim, acabamos sentindo que já passamos por isso antes.

O artigo foi publicado no Psychonomic Bulletin & Review. A Dra. Cleary está trabalhando posteriormente no Déjà entendu, que é experimentar o Déjà vu pelos canais auditivos ou, simplesmente, a sensação de ter ouvido exatamente a mesma coisa antes.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Organic Facts