O que é o “efeito Mandela”?

ANÚNCIO

Pelo menos um vestígio de tudo que já aconteceu ou existiu pode ser encontrado na internet. Exceto quando não pode. Obviamente, isso significa que há uma conspiração em jogo, uma viagem no tempo ou “cronogramas alternativos”.

Essas são as razões que algumas pessoas deram para explicar o fenômeno cultural bizarro de uma memória coletiva incorreta de um evento noticioso ou item cultural pop. Aqui está um pouco sobre o “Efeito Mandela”.

ANÚNCIO

O que é o Efeito Mandela?

3 lições de liderança de Nelson Mandela | Na Prática
Foto: (reprodução/internet)

O Efeito Mandela é um fenômeno psicológico e cultural bizarro no qual um grande grupo de pessoas tem a mesma falsa memória sobre algo. Seu nome deve-se ao fato de que milhares de pessoas em todo o mundo acreditam que o líder sul-africano dos direitos civis Nelson Mandela morreu na prisão na década de 1980.

Não foi o que aconteceu, é claro – ele foi libertado da prisão em 1990, foi eleito presidente de seu país em 1992 e morreu em 2013.

O Efeito Mandela em filmes e programas de TV

Star Wars: Roteirista de Império Contra-Ataca fala sobre "Eu sou seu pai" - Notícias de cinema - AdoroCinema
Foto: (reprodução/internet)

Outro exemplo do Efeito Mandela: citações de filmes e programas de TV mal lembradas. Algumas das citações mais famosas da tela nunca foram realmente ditas, como “leve-me para cima, Scotty”, de Star Trek, ou “Luke, eu sou seu pai” de O império contra-ataca.

ANÚNCIO

Já que estamos falando de filmes: Conheça as estrelas de Hollywood que fazem exigências “estranhas” nos sets de filmagem

Eles foram citados erroneamente por tanto tempo e com tanta frequência que se tornaram incrustados na consciência cultural dessa forma, incorretamente. Mesmo se você achar que ouviu Darth Vader dizer essas palavras exatas … você não ouviu.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Portable Press

ANÚNCIO