Não há como saber como serão as bibliotecas daqui a um século… ou se elas ainda existirão.
No entanto, um projeto único em andamento na Noruega é garantir que eles tenham pelo menos alguns livros novos em suas prateleiras.
Biblioteca do Futuro
O projeto se chama Biblioteca do Futuro e foi criado pela artista berlinense Katie Paterson. A partir de 2014, seus organizadores solicitaram um trabalho inédito de um escritor famoso todos os anos durante os próximos 100 anos.
Então, em 2114, todos eles serão publicados usando papel colhido em uma floresta que foi plantada no início de 2014.
Entre agora e então, os registros serão guardados em uma sala feita exatamente para isso, na Nova Biblioteca Pública Deichmanske de Oslo.
Paterson teve a ideia, que é uma parte editora, uma parte biblioteca e uma cápsula de tempo parcial, há vários anos, enquanto “sonhava acordado com anéis de árvores” e contemplava o futuro da mídia impressa.
Mais sobre a bibliotecas: Descubra como ajudar a Biblioteca do Congresso dos EUA a transcrever mais de 20.000 cartas escritas para Roosevelt
Margaret Atwood gostou do projeto
Margaret Atwood, a aclamada escritora de The Handmaid’s Tale, foi a primeira autora a receber um convite da Biblioteca do Futuro.
Ela contribuiu com um livro, mas os futuros participantes podem acabar enviando de tudo, de roteiros a poemas.
“Estou muito honrado, e também feliz por fazer parte deste empreendimento”, disse Atwood à imprensa. “Este projeto, pelo menos, acredita que a raça humana ainda existirá em cem anos!”.
Há também a questão de se os humanos, se ainda estão por aí, terão ou não tempo, ou inclinação, para ler palavras impressas em papel, quanto mais qualquer coisa escrita no início do século XXI. Alguém no ano de 2114 vai querer ler o livro de Atwood? Só o tempo irá dizer.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Portable Press