Por que nosso cabelo fica mais escuro à medida que vamos crescendo?

Get ready to be a brunette, kid.
Foto: (reprodução/internet)

Se você começou como a criança mais loira da classe do jardim de infância e se tornou uma morena no ensino médio, você não é a única. Conforme as pessoas envelhecem, seus cabelos geralmente ficam mais escuros.

De acordo com a IFLScience, isso se deve às mudanças na produção de melanina – os pigmentos naturais responsáveis ​​pela cor do cabelo, olhos e pele.

Dois tipos de melanina são comuns

A eumelanina determina o quão escuro seu cabelo é, enquanto a feomelanina controla o quão quente é.

Em outras palavras, pessoas de cabelos pretos produzem mais eumelanina e pessoas de cabelos ruivos produzem mais feomelanina.

Os melanócitos são as células localizadas na parte inferior de cada folículo capilar que realmente criam esses pigmentos, e eles seguem suas pistas de seus genes.

A atuação dos genes

Mas os genes não direcionam os melanócitos para produzir melanina com a mesma consistência durante toda a sua vida – os hormônios podem ativar ou desativar certos genes.

Quando você atinge a puberdade, por exemplo, genes anteriormente latentes podem entrar em ação e criar muito mais eumelanina do que antes, escurecendo seus cabelos.

Veja também: O estresse deixa o cabelo grisalho?

Ficando grisalho e de cabelo branco

Com o tempo, no entanto, as células não são capazes de se regenerar tão rapidamente quanto quando somos jovens, então os melanócitos não produzem tanta cor.

À medida que a melanina diminui, novos cabelos tornam-se grisalhos ou até mesmo brancos.

Quando exatamente isso acontece com você depende principalmente, novamente, de seus genes – se todas as pessoas em sua família estendida têm cabelos escuros bem próximos aos 60 anos, suas chances são muito boas.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Mental Floss