Embora seja fácil resolver cáries no dentista, uma olhada na conta pode fazer você desejar ter magicamente revertido a cárie por conta própria. De acordo com Lifehacker, você realmente pode.
Como se forma essa problema?
A cárie, esse probleminha irritante, ocorre quando as bactérias da placa produzem ácidos. Estes desgastam o esmalte dos dentes.
Eventualmente, essa erosão resulta em um orifício totalmente desenvolvido através do dente, momento em que você não terá escolha a não ser pedir ao seu dentista para preenchê-lo.
Fique atento a manchas brancas
Felizmente, a cárie dentária costuma se manifestar muito antes de você atingir esse estágio.
À medida que os ácidos começam a enfraquecer o esmalte, você pode ver uma mancha branca no dente – o que significa que é hora de aumentar a resistência do esmalte antes que a cárie progrida ainda mais.
Use creme dental com flúor
Como o flúor pode ajudar a restaurar os minerais essenciais e mitigar a produção de ácido das bactérias, você deve escovar os dentes com pasta de dente que contenha flúor (e beber água que contenha flúor também).
Outra tática importante para reverter a cárie dentária é reduzir o consumo de alimentos e bebidas com muito amido e/ou açúcar, que são os principais responsáveis pela formação da placa e pela produção de ácido.
Leia também: Acredite ou não: escovar os dentes pode te proteger de problemas cardíacos
Como menos vezes ao longo do dia e escove os dentes
Se você está planejando cravar os dentes em uma guloseima, é melhor fazê-lo quando já estiver tendo uma refeição.
Comer menos lanches ao longo do dia dá à sua saliva – que também restaura os minerais – a chance de fazer seu trabalho.
E, é claro, você deve escovar os dentes duas vezes ao dia para evitar mais acúmulo de placa.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Mental Floss