Imagine um smartphone tão fino quanto uma folha de papel. Ou depois de dobrar seu laptop… você o enrola e o coloca no bolso.
Surpreendentemente, esses tipos de produtos já estão disponíveis, graças a alguns cientistas europeus trabalhando arduamente no desenvolvimento de um novo material incrível chamado grafeno.
Mais resistente que o aço e mais duro que um diamante
A substância não é apenas flexível e transparente, mas também pode conduzir eletricidade. E uma folha de grafeno tem apenas um átomo de espessura – o que significa que é realmente difícil de detectar com o olho humano.
Quando esticado, o material é mais resistente que o aço e mais duro que um diamante. Junto com telefones e computadores leves, pode um dia ser usado para criar jornais interativos, muito parecidos com os vistos em filmes de ficção científica.
Mais sobre esse material: Veja como o açúcar de cozinha pode ser transformado em grafeno, a substância mais forte do mundo
A descoberta do material rendeu um Nobel
O grafeno foi desenvolvido em 2004 por dois cientistas da Universidade de Manchester, que ganharam o Prêmio Nobel por seu trabalho.
No início de 2013, pesquisadores da Chalmers University of Technology da Suécia conseguiram uma bolsa de US$ 1 bilhão da União Europeia para fazer mais experiências com o grafeno e explorar outras aplicações possíveis para o material.
Aqui está um exemplo de aplicação:
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Portable Press