Essa estampa feita em aquarela por Salvador Dalí foi descoberta em um brechó!

 

Artista Salvador Dalí, retratado em dezembro de 1951.
Foto: (reprodução/internet)

De vez em quando, compradores ou funcionários de brechós encontrarão uma joia escondida entre as pilhas de roupas usadas e móveis antigos.

Itens que variam de uma impressão de Picasso a um suéter de propriedade da lenda do futebol Vince Lombardi foram escavados.

A última descoberta?

Uma aquarela assinada pelo famoso surrealista e entusiasta do relógio derretendo, Salvador Dalí, que foi retirada de uma pilha de arte em um brechó em Kitty Hawk, Carolina do Norte.

A xilogravura, intitulada “Purgatório Canto 32”, fazia parte da série de Dalí em Divina Comédia, de Dante, e descreve uma mulher vestida de azul e um homem em vermelho.

Uma voluntária da loja chamada Wendy Hawkins descobriu isso ao classificar uma obra de arte que precisava ser avaliada antes de ir para a área de vendas.

Seaside Art Gallery

Tendo a sensação de que o trabalho era mais polido do que outras obras de arte da coleção, Hawkins o levou à Seaside Art Gallery para obter a opinião de um especialista.

Lá, a proprietária do Seaside, Madeline Smith, determinou que era uma impressão de Dalí. Sua assinatura aparece tanto na xilogravura quanto a lápis.

A partir de 1957, Dalí passou nove anos trabalhando nas 100 aquarelas que constituíram sua homenagem a Dante.

Veja também: Conheça 4 pioneirismos da artista e visionária Yoko Ono

O brechó já vendeu a peça por US$ 1200

O projeto foi originalmente encomendado pela Biblioteca Nacional da Itália, mas revogado quando os críticos questionaram a adequação de Dalí, que era espanhol, ser designado para homenagear o italiano Dante.

Os artistas passaram cinco anos esculpindo blocos de madeira usados ​​para fazer as impressões de suas aquarelas.

Com a ajuda da Galeria de Arte, o brechó já vendeu a peça por US $ 1200. Os lucros irão para vítimas de violência doméstica e tráfico de pessoas.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Mental Floss