Conheça 4 pioneirismos da artista e visionária Yoko Ono

ANÚNCIO
Yoko Ono: o machismo e a verdade sobre uma das artistas mais importantes do mundo | Hypeness – Inovação e criatividade para todos.
Foto: (reprodução/internet)

Em 1966, Ono montou uma mostra na Indica Gallery em Londres. John Lennon optou por comparecer e conseguiu chegar cedo.

Os VIPs costumam ir às exposições de arte antes do público em geral, aparentemente porque os proprietários das galerias esperam que eles comprem algo mais.

ANÚNCIO

Isso foi explicado a Yoko Ono… que nunca tinha ouvido falar de John Lennon ou de sua banda, os Beatles. Fique agora com 4 pioneirismos dessa artista conceitual.

1. O visitante como parte da experiência artística

Visão | Primeira grande exposição de Yoko Ono em Portugal inaugurada sábado em Serralves
Foto: (reprodução/internet)

Uma das peças expostas na Indica Gallery era uma maçã, à venda por £ 200. Não havia nada de especial nesta maçã, ela estava apenas pousada em um pedestal, e o comprador estava pagando pelo direito de vê-la se decompor.

Lennon viu o “humor” nisso, mas os historiadores da arte dizem que este é um momento icônico na arte. Ono não criou a arte, mas a curou, e tornou o visitante parte da experiência artística, não mais um estranho.

ANÚNCIO

2. Arte performática e experimental

Yoko Ono: o machismo e a verdade sobre uma das artistas mais importantes do mundo | Hypeness – Inovação e criatividade para todos.
Foto: (reprodução/internet)

Outro exemplo do pioneirismo de Ono no que agora chamamos de “arte performática” e “arte experimental”. Em Cut Piece de 1964, ela se sentou em uma cadeira e permitiu que os visitantes da galeria cortassem pedaços de suas roupas com uma tesoura grande.

Veja também: Como uma música inofensiva dos Beatles serviu de inspiração para assassinatos em Los Angeles

3. Bagismo

DIÁRIO DOS BEATLES: Quando John Lennon e Yoko Ono enviaram bolotas aos líderes mundiais
Foto: (reprodução/internet)

No final dos anos 60, Ono e Lennon (apenas parcialmente brincando) criaram o bagismo. Defendia que as pessoas cobrissem seus corpos com bolsas de pano para negar qualquer tipo de noção preconcebida de outras pessoas com base na aparência, com atenção especial para raça, sexo, tipo de corpo ou idade.

4. Imagine Peace Tower

Yoko Ono is on her way to Iceland to relight the Imagine Peace Tower | Icelandmag
Foto: (reprodução/internet)

Quando se conheceram, Ono contou a Lennon sobre um projeto de sonho chamado de “casa de luz”, uma “estrutura” teórica feita apenas de luz dirigida por prismas.

Lennon a encarregou de construir uma para ele, mas ela não tinha ideia de como fazer isso. Mas em 2007, a Imagine Peace Tower (Torre Imagine a Paz) foi inaugurada em Reykjavik, Islândia.

A luz projeta a partir de um poço dos desejos, inscrita com as palavras “Imagine Peace” em duas dezenas de línguas.

Ele cria uma estrutura de luz. A torre sobe todo dia 9 de outubro (aniversário de Lennon) e fecha todo dia 8 de dezembro (aniversário da morte de Lennon).

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Portable Press

ANÚNCIO