Talvez por ser uma ação tão violenta e explosiva que balança todo o corpo, principalmente a cabeça, existem muitas lendas urbanas em torno do espirro.
Você provavelmente se lembra da velha história de que um espirro era tão forte que poderia enviar os olhos para fora da cabeça.
Segundo o raciocínio, é por isso que é tão difícil – senão impossível – manter os olhos abertos durante um espirro.
O corpo simplesmente possui um sistema de defesa natural para manter os globos oculares onde eles pertencem no caso de um espirro.
Meus olhos estão seguros?
Boas notícias: seus olhos estão muito seguros nas órbitas e vai demorar um pouco para desalojá-los, mas certamente não será necessário algo tão comum como um espirro para fazê-lo. Isso seria uma falha biológica séria.
Além disso, os olhos e o nariz não têm muito a ver um com o outro … pelo menos não durante um espirro.
A pressão exercida por um espirro de alta velocidade não é transferida para o cavidades dos olhos, mais existe algum tipo de músculo atrás do olho que os empurra para fora.
Mais sobre comportamentos primitivos: Por que os bebês começam a chorar assim que você se senta?
O reflexo
No entanto, quando você espirra, os olhos fecham automaticamente no momento da expulsão aérea. Por quê?
Como o conto do espirro sugeriu, há um reflexo. O nariz e os olhos estão ligados em um espirro apenas na medida em que ambos estão em uma via nervosa craniana.
A estimulação (e agitação) de um espirro viaja rapidamente do nariz ao cérebro e, milissegundos depois, desce por outro nervo até os olhos. Tudo isso se desenrola como um espirro e uma piscadela simultâneos.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Portable Press