Os cães são propensos a comportamentos peculiares, desde cavar até apoiar a pata em seu braço.
Essas peculiaridades se estendem até mesmo quando estão dormindo, pois os cães podem se mover e torcer as pernas como se estivessem sonhando em correr. É realmente isso que está acontecendo?
Em filhotes muito jovens, “correr” pode na verdade ser uma simples contração muscular, um traço comum no desenvolvimento do corpo canino.
Mas se seu cachorro está envelhecendo e ainda mexe as pernas, é bem possível que ele esteja reagindo a um sonho em que está correndo em direção a alguma coisa.
Cães experimentam o sonho REM
Embora não possamos saber com certeza se os cães sonham, sabemos que eles experimentam o sono REM e o sono de ondas lentas, sendo o REM um estágio mais profundo do sono onde, pelo menos em humanos, os sonhos ocorrem.
Como os cães passam menos tempo em REM do que os humanos – cerca de 10% do tempo total dormindo, em oposição aos 25% dos humanos – eles geralmente dormem mais, e é por isso que seu animal de estimação pode ficar desmaiado durante o dia e a noite.
No sono REM, os cães podem reagir aos sonhos movendo as pernas, choramingando ou até latindo.
Essas respostas são mais comuns se os cães permanecerem em sono REM, o que significa que não são constantemente despertados pela comoção de visitantes, crianças ou outros animais de estimação na casa.
Mais sobre comportamento canino: Por que os cães abanam o rabo?
Convulsão versus espasmos musculares
Alguns donos de animais veem espasmos musculares e ficam preocupados se o cão pode estar tendo uma convulsão.
Mas as convulsões podem acontecer com o cão acordado ou dormindo e muitas vezes são acompanhadas de olhos abertos.
Se o seu cão simplesmente se contorce enquanto cochila, é provável que ele esteja apenas sonhando com um pedaço de pau, um Frisbee ou se divertindo com o dono.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Mental Floss