O ditador cubano Fidel Castro morreu em 2016, aos 90 anos, de causas naturais. Essa é uma conquista notável por si só…
O líder comunista foi há muito um inimigo declarado do governo americano, que tentou matá-lo várias vezes. Mas ele sobreviveu a todos elas. Aqui estão as vezes em que tentaram matá-lo.
1. Molusco com explosivos
Castro gostava de mergulhar no Mar do Caribe, na costa de Cuba. Essa costa também era lar de moluscos caribenhos de concha grande.
De acordo com documentos desclassificados, a certa altura, a CIA prendeu centenas desses moluscos na esperança de encontrar um com uma concha grande o suficiente para colocar explosivos.
Em seguida, seria pintado com cores brilhantes e plantado em uma área conhecida por Castro. O raciocínio era que a casca seria tão bonita que Castro iria pegá-la, e BOOM.
2. Traje de mergulho contaminado
A CIA queria contrabandear para Castro um traje especial de mergulho. O que o tornava especial era o fato de ser coberto por um fungo que lentamente infectaria Castro com uma doença de pele terrivelmente dolorosa.
3. Charuto tóxico
Castro adorava charutos – afinal, ele tinha acesso fácil ao que são considerados os melhores charutos do mundo: os charutos cubanos.
Em 1960, foi sacudida uma caixa de tabaco envenenado, contaminado com toxina botulínica, para ser enrolado em charutos.
A ideia era que Castro fumaria e morreria quase imediatamente. Os charutos chegaram a Cuba, mas nunca chegaram ao próprio Castro.
Mais sobre ditadores americanos: Veja o momento histórico em que o rock patrocinou a rendição de um ex ditador do Panamá
4. A ex-namorada espiã
Em 1959, a ex-namorada de Fidel, Marita Lorenz, foi recrutada pela CIA para reacender seu romance com o ditador e, em seguida, usar seu acesso para matá-lo com pílulas de veneno.
Lorenz contrabandeou-os para Cuba dentro de um frasco de creme facia … onde os comprimidos se dissolveram.
5. Milk shake envenenado
No início dos anos 1960, dois partidos improváveis se juntaram para perseguir Fidel. A CIA queria parar o ditador comunista, assim como a Máfia, porque Castro havia reprimido o crime organizado na ilha.
O plano era envenenar um milkshake e servi-lo a Castro durante uma visita ao Havana Hilton.
De acordo com uma reportagem, o milkshake foi derramado no chão antes de ser consumido pelo El Comandante.
6. Pódio explosivo
Nem todas as tentativas de assassinato de Fidel foram orquestradas pelos Estados Unidos e nem todas foram inteligentes.
Em 2000, um grupo de agentes apoiados pela CIA conspirou para colocar 90kg de explosivos sob um pódio onde Castro deveria falar durante uma visita ao Panamá.
Durante uma verificação de segurança de rotina pelo destacamento pessoal de Castro, os explosivos foram fácil e rapidamente descobertos.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Portable Press