O futebol era um evento olímpico no início do século XX, mas apenas amadores podiam competir.
Os jogadores profissionais queriam participar, mas as Olimpíadas disseram “não”, então a FIFA, o órgão regulador do futebol, começou a organizar torneios para jogadores profissionais na década de 1910 e, mais tarde, organizou os torneios olímpicos também para amadores.
Leia também: A atividade física pode melhorar o desempenho escolar das crianças?
No final da década de 1920, a FIFA e o Comitê Olímpico Internacional (COI) estavam novamente em uma disputa sobre se os profissionais deveriam ser permitidos nas Olimpíadas.
Para piorar as coisas, as Olimpíadas de 1932 estavam programadas para ocorrer em Los Angeles, e o futebol não era popular nos Estados Unidos. Quando o COI anunciou que planejava retirar o futebol das Olimpíadas, a FIFA entrou em cena e organizou seu próprio campeonato mundial, aberto a profissionais e amadores.
Apelidada de “Copa do Mundo” pelo presidente da FIFA, Jules Rimet, o torneio inaugural de 1930 foi vencido pelo Uruguai, o atual campeão olímpico.
O evento se tornou o evento esportivo mais popular do mundo: mais de 1,2 bilhão de pessoas assistiram à final da Copa do Mundo de 2006 pela TV.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Portable Press