Qual origem da Copa do mundo de futebol?

ANÚNCIO

O futebol era um evento olímpico no início do século XX, mas apenas amadores podiam competir.

O Brasil na primeira Copa do Mundo de futebol - Confederação Brasileira de  Futebol
Foto: (reprodução/internet)

Os jogadores profissionais queriam participar, mas as Olimpíadas disseram “não”, então a FIFA, o órgão regulador do futebol, começou a organizar torneios para jogadores profissionais na década de 1910 e, mais tarde, organizou os torneios olímpicos também para amadores.

ANÚNCIO

Leia também: A atividade física pode melhorar o desempenho escolar das crianças?

No final da década de 1920, a FIFA e o Comitê Olímpico Internacional (COI) estavam novamente em uma disputa sobre se os profissionais deveriam ser permitidos nas Olimpíadas.

Copa do Mundo 1930 - Uruguai | globoesporte.com
Foto: (reprodução/internet)

Para piorar as coisas, as Olimpíadas de 1932 estavam programadas para ocorrer em Los Angeles, e o futebol não era popular nos Estados Unidos. Quando o COI anunciou que planejava retirar o futebol das Olimpíadas, a FIFA entrou em cena e organizou seu próprio campeonato mundial, aberto a profissionais e amadores.

Copa do Mundo 1930 - Uruguai | globoesporte.com
Foto: (reprodução/internet)

Apelidada de “Copa do Mundo” pelo presidente da FIFA, Jules Rimet, o torneio inaugural de 1930 foi vencido pelo Uruguai, o atual campeão olímpico.

ANÚNCIO

O evento se tornou o evento esportivo mais popular do mundo: mais de 1,2 bilhão de pessoas assistiram à final da Copa do Mundo de 2006 pela TV.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Portable Press

ANÚNCIO