Os hormônios da puberdade não são responsáveis ​​pela mudança de comportamento nos adolescentes, diz estudo

Crescimento e desenvolvimento na adolescência - Claudia Braga
Foto: (reprodução/internet)

A puberdade e a adolescência acontecem ao mesmo tempo. Portanto, se você quiser saber se um causa o outro, um dos elementos deve ser movido.

Não temos como fazer isso em um ser humano, mas encontramos uma maneira de fazer isso usando hamsters siberianos”, disse o autor principal Mattew Paul, da Universidade em Buffalo.

Embora puberdade e adolescência sejam frequentemente usados ​​como sinônimos, eles não são. A puberdade é um subconjunto da adolescência.

Puberdade e adolescência são definidas como:

  • Puberdade: Esta é a fase em que um indivíduo atinge o estágio de maturidade sexual. Devido ao desenvolvimento do eixo reprodutivo, o indivíduo torna-se capaz de se reproduzir.
  • Adolescência: esta fase abrange a puberdade e as mudanças sociais, comportamentais, cognitivas e emocionais do indivíduo.

O estudo publicado na revista Current Biology foi realizado em espécies reprodutoras sazonais, como hamsters siberianos.

Era mais fácil controlar o momento da puberdade nessas espécies. Os hamsters sérvios passam pela puberdade de duas maneiras, dependendo da época de reprodução.

Ainda sobre essa fase da vida: Gastar mais de 30 minutos por dia nas redes sociais já pode ser prejudicial para adolescentes, revela pesquisa

Mais detalhes sobre o estudo

Os cientistas controlaram a quantidade de luz recebida pelos hamsters no laboratório. Isso atrasou o início da puberdade em um grupo.

Se os hormônios pubertários fossem os responsáveis ​​pelas mudanças comportamentais, os dois grupos teriam a transição em dois períodos distintos. Porém, este não foi o caso.

As mudanças comportamentais em ambos os grupos, como briga de brincadeira e domínio social, ocorreram ao mesmo tempo.

“Essas descobertas também são importantes para a saúde mental do adolescente – compreender os mecanismos subjacentes responsáveis ​​pelo desenvolvimento do adolescente fornecerá uma visão sobre por que tantos transtornos mentais surgem durante esta fase da vida”, concluiu Paul.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Organic Facts