Início Cultura POP

Relembre 10 músicas incríveis dos melhores filmes dos anos 80

ANÚNCIO

Madonna em Nova York por volta de 1984.
Foto: (reprodução/internet)

Nunca é tarde para relembrar músicas icônicas que começaram suas vidas como trilha sonora de filmes dos anos 80, ou que ganharam popularidade por causa deles.

Essa não é uma lista abrangente, ok? Mas nosso desejo é que ela inclua algumas músicas que você esqueceu que amava, ao lado de um monte de outras que foram (e talvez ainda sejam) a base bem estabelecida de sua dieta musical.

ANÚNCIO

1. “CRUEL SUMMER” // BANANARAMA

 

Antes que a franquia Karate Kid (1984) se tornasse uma câmara de compensação para as músicas de Peter Cetera, o filme original usou o clima quente de Bananarama como peça central para as artes marciais do jovem Daniel LaRusso (Ralph Macchio).

ANÚNCIO

2. “TAKE MY BREATH AWAY” // BERLIM

Em Top Gun – Ases indomáveis (1986), a banda Berlim eternizou o romance entre o jovem Maverick (Tom Cruise) e sua instrutora “Charlie” Blackwood (Kelly McGillis) com essa canção romântica cheia de sintetizadores.

3. “RHYTHM OF THE NIGHT” // DEBARGE

A comédia de artes marciais The last dragon (1985) é memorável por uma série de razões, incluindo essa canção de R&B dos líderes das paradas de música dos anos 80: o grupo DeBarge. O vocalista El DeBarge teria outro hit de trilha sonora com sua primeira música solo, “Who’s Johnny”, que foi apresentada em Short Circuit: O incrível robô (1986).

4. “INTO THE GROOVE” // MADONNA

Madonna estava apenas começando sua corrida pela quebra de recordes como uma estrela pop quando apareceu no drama de Susan Seidelman, Procura-se Susan desesperadamente (1985), mas ela conseguiu entregar um clássico da pista de dança como um dos legados duradouros do filme.

5. “(I’VE HAD) THE TIME OF MY LIFE” // BILL MEDLEY E JENNIFER WARNES

Por mais que estivéssemos tentados a adicionar “She’s like the wind” de Patrick Swayze, não há substituto para a principal música de Dirty Dancing – ritmo quente (1987). É garantido que a pista de dança – e seu coração – vão pegar fogo.

6. “IF YOU LIVE” // ORCHESTRAL MANOEUVRES IN THE DARK

A música dá um brilho especial para o filme A garota de rosa shocking (1986), protagonizado por Andie (Molly Ringwald) e Duckie (Jon Cryer).

7. “MANIAC” // MICHAEL SEMBELLO

Não é surpresa que um filme sobre dança nos entregue uma boa música para dançar. Mas essa música de Flashdance (1983) foi originalmente inspirada por um filme de terror, até que o produtor Phil Ramone encorajou Michael Sembello a reescrevê-la para algo um pouco mais animado.

8. “DON’T YOU (FORGET ABOUT ME)” // SIMPLE MINDS

Os filmes de John Hughes dominaram e definiram completamente as histórias sobre adolescentes na década de 1980.

Clube dos cinco (1985) cravou as personalidades de adolescentes em pedra, especialmente depois que essa música do Simple Minds forneceu uma trilha sonora para a necessidade mais desesperada dos jovens – serem lembrados, não importa o que aconteça.

9. “TRUE” // SPANDAU BALLET

Duas grandes histórias convergem na comédia de John Hughes, Gatinhos & Gatões (1984): o aniversário esquecido da jovem Sam (Molly Ringwald) e a percepção de Ted (Anthony Michael Hall) de que ele não precisa ser um idiota insuportável para se conectar com as garotas.

As histórias culminam em Sam conseguindo seu desejo de aniversário, um beijo do cara de seus sonhos, Jake Ryan (Michael Schoeffling), tudo ao som da memorável música do Spandau Ballet.

10. “EVERYBODY WANTS TO RULE THE WORLD” // TEARS FOR FEARS

Academia de gênios (1985), de Martha Coolidge, é um daqueles filmes que todo mundo adora, mas que costuma ser esquecido nas conversas sobre as grandes comédias dos anos 80. A banda Tears For Fears captura perfeitamente as conotações sociopolíticas do filme em seu inesquecível hit.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Mental Floss

ANÚNCIO