Nova exposição de arte online precisa de você para encontrar obras-primas perdidas: veja como ajudar

Vincent van Gogh's original Portrait of Dr. Gachet wasn't stolen, but it hasn't been seen in 30 years.
O Retrato original do Dr. Gachet por Vincent van Gogh não foi roubado, mas não é visto há 30 anos. Foto: (reprodução/internet)

Se você quisesse comparar as duas versões do Retrato do Dr. Gachet de Vincent van Gogh pessoalmente, não poderia.

Enquanto o segundo está atualmente no Musée d’Orsay de Paris, o público não vê a pintura original desde 1990.

Na verdade, ninguém sabe ao certo onde ela está – depois que seu dono Ryoei Saito morreu em 1996, o precioso item passou do privado colecionador para colecionador particular, mas a identidade de seu atual proprietário está envolta em mistério.

Obras-primas perdidas

Como relata a Smithsonian Magazine, o Retrato do Dr. Gachet (1890) é uma das dezenas de pinturas em “Obras-primas perdidas”, uma exibição digital de algumas das obras de arte perdidas mais famosas do mundo.

Não é o único Van Gogh da coleção. Sua pintura de 1884, The Parsonage Garden em Nuenen na primavera, foi arrebatada do museu Singer Laren da Holanda no início deste ano.

Sua pintura de 1888, O Pintor em Seu Caminho de Trabalho, desapareceu desde a Segunda Guerra Mundial.

Outros trabalhos incluem View of Auvers-sur-Oise de Paul Cézanne, O Último Julgamento de William Blakee, e duas pinturas de ponte de Claude Monet.

A recuperação de obras perdidas é um dos objetivos

A visão de Auvers-sur-Oise, de Paul Cézanne, foi roubada do museu de arte da Universidade de Oxford na véspera do ano novo em 1999.

A nova exibição online é uma colaboração entre a Samsung e o especialista em crime artístico Noah Charney, que fundou a Associação para Pesquisa em Crimes Contra a Arte.

Não é apenas uma página onde os entusiastas da arte podem explorar as histórias por trás das obras perdidas – é também uma maneira de incentivar as pessoas a apresentarem informações que podem levar à recuperação das próprias obras.

Você também pode ajudar outra instituição: Descubra como ajudar a Biblioteca do Congresso dos EUA a transcrever mais de 20.000 cartas escritas para Roosevelt

Uma dica simples pode ser a chave do mistério

“De reportagens contraditórias da mídia a especulações nos feeds do Reddit – as pistas estão aí, mas o volume de informações pode ser esmagador”, disse Charney em um comunicado à imprensa.

“É aqui que a tecnologia e as mídias sociais podem ajudar, reunindo pessoas para auxiliar na pesquisa. Não é incomum que uma dica inócua postada online seja a chave que abre um caso.”

A exposição estará online até 10 de fevereiro de 2021, e os detetives cidadãos podem enviar suas dicas por email para missingmasterpieces@artcrimeresearch.org.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Mental Floss