O Senhor dos Anéis chegou às prateleiras em meados da década de 1950 e não demorou muito para que os músicos se agarrassem às histórias mágicas como uma grande fonte de inspiração para seus trabalhos. Led Zeppelin foi uma das bandas interessadas.
A afinidade de Robert Plant por Tolkien
A afinidade bem documentada de Robert Plant por Tolkien pode ser ouvida em várias faixas do Led Zeppelin, incluindo “Misty Mountain Hop”, “The Battle of Evermore” e “Ramble On”, que apresenta a seguinte estrofe:
“Eu estava nas profundezas mais sombrias de Mordor.
Eu conheci uma garota tão bela,
mas Gollum, e o maligno
rastejou e fugiu com ela.”
Se as referências de Plant à Terra-média em “Ramble On” parecem um pouco flagrantes, ele tem uma defesa pronta: “Eu só quero levantar minha mão e dizer: ‘OK, eu tinha 21 anos quando escrevi isso”, ele disse ao Santa Barbara Independent em 2013.
Mais curiosidades do rock: Como foi feita a icônica capa do álbum “Animals” de Pink Floyd?
Ao longo das fronteiras galesas pensando em Gollum
Plant também expressou algum pesar por não ter aproveitado suas habilidades roqueiras para causas importantes com mais frequência durante o apogeu da banda.
“Meu grupo de colegas estava escrevendo artigos substanciais de comentários sociais e eu estava navegando ao longo das fronteiras galesas pensando em Gollum”, disse ele à revista Planet Rock em 2019.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Mental Floss