Agora, você pode comer queijo todos os dias sem qualquer culpa.
Comer até 40 gramas (aproximadamente a um terço de uma xícara) de queijo por dia pode reduzir o risco de ataques cardíacos e derrames, de acordo com um estudo publicado no European Journal of Nutrition.
Chances de um ataque cardíaco reduzidas em 14%
Pesquisadores da Soochow University, na China, avaliaram 15 estudos anteriores da Europa e dos Estados Unidos, que monitoraram dados de dieta e saúde para mais de 200.000 pessoas.
Foi descoberto que as pessoas que consumiram 40 gramas de queijo diariamente reduziram as chances de um ataque cardíaco em 14%. O mesmo tamanho de porção pode reduzir o risco de derrame em 10%.
Segundo os pesquisadores, o queijo aumentou os níveis de HDL ou “colesterol bom” enquanto reduzia os níveis de LDL ou “colesterol ruim”.
O “paradoxo francês”
“O queijo contém ácidos graxos saturados, mas também contém nutrientes potencialmente benéficos”, escreveram os autores da pesquisa no European Journal of Nutrition.
Estudos estão sendo realizados para entender o chamado “paradoxo francês” – o curioso caso dos franceses que apresentam baixos índices de doenças cardiovasculares, mesmo quando suas dietas são ricas em colesterol e gordura saturada.
Tradicionalmente, o queijo é considerado uma excelente fonte de cálcio e proteína. Ele também contém grandes quantidades de vitamina A e B12, junto com zinco, fósforo e riboflavina.
E por falar no queijo: Conheça os alimentos que reduzem o risco de acidente vascular cerebral
Coma queijo moderadamente
No entanto, as pessoas têm evitado o queijo nos últimos anos devido às advertências de nutricionistas e especialistas em fitness de que é um alimento de alto teor calórico e alto teor de gordura.
Mas as descobertas deste estudo recente mostram que é melhor comer queijo moderadamente.
Então vá em frente e polvilhe sua salada com queijo ralado ou adicione ao seu sanduíche para obter os melhores benefícios deste alimento rico em cálcio.
Traduzido e adaptado por: Agora sabe
Fonte: Organic Facts