Mais calorias se traduzem em ganho de peso, obesidade e outros problemas de saúde ao longo do tempo.

Um novo estudo acrescenta que não é apenas o número de calorias, mas também quando você come, que pode afetar sua saúde geral.
O estudo, divulgado na revista Current Biology, usou ratos para simular a disponibilidade ininterrupta de uma dieta rica em gordura.
Demonstrou que o centro de prazer do cérebro, produtor de dopamina, e os ritmos fisiológicos do corpo estão conectados.
Comidas que causam prazer levam a excessos
Os alimentos consumidos por prazer, geralmente ricos em calorias, afetam os esquemas de alimentação pré-estabelecidos, levando a excessos.
O estudo observou que o grupo de ratos que interrompeu a sinalização da dopamina não buscou alimentos indutores de prazer, mesmo quando eles estavam disponíveis o tempo todo.
Eles comeram de acordo com a programação alimentar normal e mantiveram um peso saudável.
Leia também: Veja se compensa consumir alimentos provenientes somente do comércio local
Uma caloria não é apenas uma caloria
“Este estilo de vida que fica aceso o tempo todo, coma a qualquer hora, reformula os padrões alimentares e afeta a forma como o corpo utiliza a energia”, disse Ali Güler, professor de biologia da Universidade da Virgínia e um dos autores deste estudo.
“Altera o metabolismo – como mostra nosso estudo – e leva à obesidade, que causa doenças. Estamos aprendendo que quando comemos é tão importante quanto quanto comemos.”
“Uma caloria não é apenas uma caloria. Calorias consumidas entre as refeições ou em horários estranhos são armazenadas como gordura, e essa é a receita para problemas de saúde.”
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Organic Facts