Descubra a importância dos indivíduos solitários para a coletividade

ANÚNCIO
8 traços únicos de personalidade das pessoas solitárias
Foto: (reprodução/internet)

Os humanos, como sociedade, não facilitam a vida dos contemplativos. Eles são contados como exceções e os que não são bons o suficiente para funcionar como parte da máquina.

Mas seu comportamento pode fazer parte do projeto da natureza para garantir a sobrevivência, diz um novo estudo de fungos viscosos publicado na revista PLOS Biology

ANÚNCIO

Como foi feito o estudo?

Os fungos viscosos são estruturas reprodutivas multicelulares formadas por organismos eucarióticos unicelulares. Os pesquisadores observaram que, mesmo quando esses moldes são formados com o propósito de sobrevivência, nem todos aderem.

Alguns “solitários” ainda podem ser encontrados fora do novo arranjo. O estudo descobriu que se trata mais de ‘um plano de seguro ecológico e evolutivo, uma forma de diversificar um portfólio genético para garantir a sobrevivência do comportamento social coletivo’.

Veja também: Estudo comportamental: que fatores sociais aumentam o sentimento de solidão?

“Agora que estamos começando a procurar por isso, percebemos que muitos sistemas não estão perfeitamente sincronizados – e é tentador pensar que pode haver algo nesta sincronização imperfeita”, disse Corina Tarnita, professora associada de ecologia e biologia evolutiva na Universidade de Princeton.

ANÚNCIO

O que o estudo tem a ver com seres humanos?

“Indivíduos que estão fora de sincronia com a maioria da população existem em humanos também. Nós os chamamos de desajustados ou gênios, contrários ou visionários, muito dependendo de como o resto da sociedade se sente sobre seu comportamento, mas eles certamente existem”, segundo Tarnita.

Nos estágios iniciais do estudo, os pesquisadores observaram que os solitários são deliberados e uma característica hereditária.

O que eles observaram em pesquisas adicionais foi que não se tratava de uma fração constante da população, mas o número dependia da densidade populacional. Além disso, as decisões de ser um solitário são tomadas após a devida comunicação.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Organic Facts

ANÚNCIO