Estudo comportamental: que fatores sociais aumentam o sentimento de solidão?

ANÚNCIO

Nos últimos anos, tem havido uma preocupação crescente com a solidão e seus efeitos na saúde mental. Mas o que nos faz sentir solitários, mesmo quando fazemos parte de um grupo de colegas ou de uma família?

Solidão | Psicanalista | Psicólogo em São Paulo
Foto: (reprodução/internet)

Leia também: Descubra como atos aleatórios de bondade podem melhorar sua saúde

Uma pesquisa recente, publicada na revista Personality and Individual Differences, tentou responder a isso explorando o papel da idade, gênero, cultura e a interação entre esses fatores na decisão da solidão.

ANÚNCIO

O estudo descobriu que a solidão aumentou com a idade e o individualismo, e era mais comum entre os homens do que entre as mulheres. Os mais vulneráveis ​​são os jovens que vivem em uma cultura individualista.

Essas descobertas foram baseadas em dados do BBC Loneliness Experiment. A equipe de pesquisa analisou as informações coletadas de 46.054 participantes, com idades entre 16 e 99 anos. A maior pesquisa desse tipo teve participantes de 237 países e vários territórios.

A pesquisa foi realizada por meio de um questionário que perguntava aos participantes quando se sentiam solitários, qual era sua experiência de solidão e por quanto tempo durava essa experiência.

ANÚNCIO

Isso deu aos pesquisadores a oportunidade de analisar como a solidão pode variar de acordo com o gênero, a idade e as culturas. Eles também estudaram como esses fatores poderiam funcionar juntos.

As principais descobertas foram:

  • Os jovens relataram sentir-se solitários com mais frequência do que os de meia-idade.
  • Os participantes de meia-idade, por sua vez, relataram solidão mais do que pessoas mais velhas.
  • Pessoas em países individualistas relataram se sentir mais solitárias do que pessoas que vivem em culturas coletivistas.
  • Os homens relataram mais solidão do que as mulheres.
  • Existe uma interação de idade, sexo e cultura na previsão da solidão.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Organic Facts

ANÚNCIO