Conheça algumas pequenas mudanças na rotina que podem fazer muita diferença para melhorar a saúde

ANÚNCIO
Sedentarismo e pouca adesão para atividade física geram preocupação - eu atleta | globoesporte.com
Foto: (reprodução/internet)

Todos nós já ouvimos o suficiente sobre os danos que um estilo de vida sedentário e ficar sentado constantemente causa à nossa saúde. Se você foi alguém que achou difícil incluir atividade física em suas rotinas em vez de ficar sentado, aqui está uma alternativa – dormir.

Leia também: Você sabia que pequenos prazeres no cotidiano podem levar a uma vida mais feliz?

Um novo estudo, publicado no American Journal of Preventive Medicine, descobriu que substituir sentar-se sedentariamente por dormir pode levar a benefícios para a saúde, como níveis mais baixos de estresse e IMC, e melhora do humor.

ANÚNCIO

Como funcionou o estudo?

A equipe de pesquisadores usou dados do Estudo de Balanço Energético da Universidade da Carolina do Sul para analisar como substituir a posição sentada por atividades físicas leves ou o sono pode afetar nossa saúde.

Envolveu 423 participantes, adultos saudáveis ​​com idades entre 20 e 35 anos, cuja atividade 24 horas era monitorada com o auxílio de braçadeiras que usavam.

Embora vários estudos anteriores tenham apontado os benefícios da atividade física no passado, o artigo recente relaciona a atividade física moderada a vigorosa a níveis mais baixos de IMC e porcentagem de gordura corporal.

ANÚNCIO

Por outro lado, traz à tona que atividades físicas leves ou mudanças sutis na rotina sentada podem auxiliar em mudanças psicológicas, como melhor humor e menores níveis de estresse. O sono também teve um impacto positivo no IMC.

Por onde podemos começar?

“Pode ser mais fácil para as pessoas mudarem seu comportamento se acharem que é viável e não requer uma grande mudança”, disse Jacob Meyer, autor principal e professor assistente de cinesiologia da Iowa State University.

Ele procede: “Substituir o tempo de sedentarismo com tarefas domésticas ou outras atividades leves é algo que eles podem ser capazes de fazer mais consistentemente do que ir para uma corrida bem longa.”

Os autores sugerem que mesmo mudanças pequenas, mas sustentáveis, em uma rotina sedentária podem ajudar a colher alguns benefícios à saúde. Atividades leves podem começar com uma caminhada enquanto fala ao telefone ou fazer pausas para se levantar.

O sono também ajuda a controlar comportamentos prejudiciais à saúde, como comer compulsivamente ou assistir TV até tarde, o que, por sua vez, nos ajuda a construir uma rotina mais saudável.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Organic Facts

ANÚNCIO