Qual a maneira certa de limpar a máscara?

ANÚNCIO
Properly cleaning your face mask is important to keep it free of infectious material.
Foto: (reprodução/internet)

Em um esforço para retardar a transmissão do coronavírus em ambientes públicos, as autoridades de saúde estão alertando que as pessoas que não podem praticar o distanciamento social usem uma máscara facial de pano.

Embora não sejam tão eficazes na filtragem de gotículas respiratórias quanto as máscaras de uso médico, as máscaras de pano ainda são recomendadas como uma etapa preventiva prática.

ANÚNCIO

Leia também: Como tornar o uso da máscara facial mais confortável durante o calor

Como todas as roupas, as máscaras ficam sujas. Eles absorvem o suor e os germes e precisam ser limpos. Mas como?

De acordo com a National Geographic, a melhor maneira de limpar uma máscara facial de pano é usar a mesma abordagem do resto da roupa – jogue-a na máquina de lavar. O detergente para a roupa é eficaz contra o coronavírus porque o patógeno é envolvido por uma camada de lipídios oleosos e proteínas.

Detergentes e sabonetes para as mãos contêm surfactantes, que reduzem a tensão superficial da camada de gordura. A molécula do surfactante é atraída por óleo e graxa em uma extremidade e água na outra.

ANÚNCIO

A extremidade que rompe o óleo rompe o envelope do coronavírus. Minúsculas cápsulas de surfactante chamadas micelas prendem e lavam os remanescentes. É essa atividade, não a temperatura da água, que mata o vírus, embora o uso de uma temperatura de secador mais alta possa destruir a maioria dos microorganismos que possam permanecer.

Lembre-se de que existe uma forma recomendada de tirar a máscara. Certifique-se de que suas mãos estejam limpas e, em seguida, retire-o usando as alças atrás das orelhas. Isso evita contaminar a máscara – e seu rosto – com quaisquer patógenos que possam estar em suas mãos.

Confira os cuidados com a máscara de proteção | HCor
Foto: (reprodução/internet)

As máscaras de grau médico são mais complicadas, pois devem ser usadas apenas uma vez e não resistem a um ciclo de lavagem. Se você tiver um N95 ou máscara de papel, poderá deixá-los de lado por vários dias, momento em que o vírus provavelmente se tornará inativo.

Mas tenha em mente que as autoridades de saúde ainda não têm certeza de por quanto tempo o coronavírus pode persistir nas superfícies, e é possível que uma máscara colete partículas com o tempo, aumentando a carga viral.

Mas e o resto de suas roupas? Os especialistas dizem para não se preocupar tanto em tirar a roupa assim que chegar em casa.

O coronavírus gosta de umidade e seca rapidamente em tecidos. Você precisa ter cuidado com o material que cobre o rosto, mas o resto da roupa pode esperar até a hora marcada para a lavanderia.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Mental Floss

ANÚNCIO