Descubra o que é o Clorpirifós e quão perigoso ele é para você

ANÚNCIO

 

Chlorpyrifos uma Perigosos de Pesticidas, Aprovado pela EPA + 10 Maneiras de Evitar | Mulher Ativa
Foto: (reprodução/internet)

Um item apareceu no noticiário e recebemos algumas perguntas sobre ele. O assunto é clorpirifós – um pesticida usado em muitos lugares, incluindo residências, campos de golfe e fazendas.

ANÚNCIO

Os problemas envolvidos são complexos, portanto, gostaríamos de dar uma olhada em algumas perguntas que recebemos.

O que é clorpirifós?

Clorpirifós é um composto químico na categoria conhecida como organofosforados, o que explica o nome difícil de pronunciar. É vendido sob os nomes comerciais Dursban, Lorsban, Tricel etc

Corteva to stop producing chlorpyrifos
Foto: (reprodução/internet)

O clorpirifós é um inseticida usado para matar insetos que se alimentam de plantas, árvores ou animais, e é usado desde 1965. Para uso doméstico, o clorpirifós é encontrado em estações de iscas para baratas e formigas em embalagens resistentes a crianças.

ANÚNCIO

A Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) afirma que o clorpirifós é usado em mais de 50 safras no país, incluindo maçãs, aspargos, cebolas, uvas, amêndoas, brócolis, cerejas, laranjas, milho e soja. Ele também é usado para matar insetos em campos de golfe, estufas e postes.

Os organofosforados são rapidamente decompostos em outras substâncias químicas, de modo que não se acumulam no meio ambiente, de acordo com os Centros de Controle de Doenças. Não é provável que cheguem a níveis altos ou perigosos em alimentos de origem animal ou vegetal.

Então quais são as preocupações?

Os organofosforados atuam afetando o sistema nervoso dos insetos. Eles também podem afetar humanos, por isso todos os pesticidas trazem esta declaração no rótulo: “É uma violação da lei federal usar este produto de maneira inconsistente com sua rotulagem”.

As agências reguladoras monitoram rotineiramente os pesticidas para segurança. Desde 2000, a EPA mudou alguns dos regulamentos sobre como o clorpirifós pode ser usado. Estudos examinaram a segurança do inseticida.

De acordo com o National Pesticide Information Center, a exposição ao clorpirifós foi associada a atrasos no desenvolvimento de animais de laboratório jovens. Este estudo foi administrado em animais e não em humanos.

Factcheck.org observa que alguns estudos conduzidos pelo Centro de Saúde Ambiental Infantil de Columbia sugerem que a exposição ao clorpirifós pode levar a problemas de desenvolvimento em crianças, mas são estudos correlacionais e não fornecem ligações causais. Leia sobre a diferença entre causalidade e correlação.

E.P.A. Won't Ban Chlorpyrifos, Pesticide Tied to Children's Health Problems - The New York Times
“Nós temos o direito de respirar ar limpo. Pelo banimento do Clorpirifós! Isso faz mal ao cérebro das crianças”. Foto: (reprodução/internet)

No ano passado, o painel consultivo científico da EPA levantou várias questões sobre os métodos usados ​​em um dos estudos.

Quais são as últimas notícias sobre o produto?

A EPA estava considerando outras restrições ao uso de clorpirifós. Em 29 de março de 2017, a EPA determinou que, com base nas evidências disponíveis, o clorpirifós poderia continuar a ser aplicado para os usos que foram previamente aprovados.

A segurança do produto químico continuará a ser estudada. “Continuaremos avaliando os riscos potenciais apresentados pelo clorpirifós como parte da revisão de registro em andamento e pretendemos concluir nossa avaliação até o prazo legal de 1º de outubro de 2022”, afirmou a agência.

EFSA backs ban on chlorpyrifos
Foto: (reprodução/internet)

A ANVISA não aprova o uso doméstico no clorpirifós, mas ele ainda é permitido para o uso agrícola. Atualmente o Brasil é o maior utilizador de agrotóxicos do mundo! Esse produto pode causar intoxicações gravíssimas e estudos levam a crer que também é cancerígeno.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Best Food Facts, eCycle

ANÚNCIO