O leite integral aumenta os problemas de obesidade infantil?

ANÚNCIO
Leite em pó ou em caixinha, qual o melhor para a criança após o desmame? -  Mamãe & Cia
Foto: (reprodução/internet)

De acordo com um estudo recente publicado no The American Journal of Clinical Nutrition, a associação da obesidade infantil com o consumo de leite integral pode estar errada.

Os achados foram baseados em diferentes estudos para compreender a relação entre o consumo de gordura do leite de vaca e a adiposidade em crianças de 1 a 18 anos.

ANÚNCIO

Como o estudo foi conduzido

O estudo de cientistas canadenses foi baseado em 28 estudos observacionais e de intervenção de sete países.

Isso incluiu estudos transversais e de coorte. Os estudos foram realizados com crianças e adolescentes de 1 a 18 anos.

A adiposidade foi avaliada por meio da pontuação do IMC dos participantes. Eles também consideraram o viés nos dados.

ANÚNCIO

Leia mais: Entenda como a ingestão de laticínios integrais pode reduzir o risco de diabetes, doenças cardíacas e derrame

Crianças menos propensas a estar acima do peso

Em 18 estudos, os pesquisadores descobriram uma associação entre a alta ingestão de gordura do leite de vaca e a baixa adiposidade entre crianças.

Dos 28 estudos, 14 estudos compararam os efeitos do leite integral com o leite com baixo teor de gordura na medição do peso.

Esses estudos sugeriram fortemente que as crianças que consumiam leite integral eram menos propensas a estar acima do peso do que as crianças que consumiam leite com baixo teor de gordura.

No entanto, os pesquisadores também alertaram que mais ensaios randomizados são necessários para avaliar qual gordura do leite de vaca minimiza os riscos de obesidade.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Organic Facts

ANÚNCIO