Fique por dentro: o câncer colorretal não é mais uma doença dos idosos

ANÚNCIO
ICTQ - Protocolo de tratamento de câncer colorretal
Foto: (reprodução/internet)

O câncer colorretal é visto como uma doença que geralmente aparece após os 60 anos de idade. Como resultado, a maioria dos exames de câncer de intestino se concentra em grupos de idade mais avançada.

No entanto, um estudo recente no Reino Unido mostrou um aumento dramático no câncer colorretal em pessoas com menos de 50 anos, indicando uma necessidade urgente de mudar nossa estratégia.

ANÚNCIO

Como o estudo foi conduzido

Publicado no British Journal of Surgery, o estudo revelou que a incidência de câncer colorretal está aumentando em adultos jovens e nossa epidemiologia para compreender essas tendências emergentes é extremamente insuficiente.

O estudo de coorte de base populacional tirou seus dados do banco de dados do National Cancer Registration and Analysis Service. Ele estudou os dados de todos os adultos com idades entre 20 e 49 anos, de 1974 a 2015.

A equipe de pesquisa também levou em consideração fatores como sexo, região geográfica e subsites anatômicos.

ANÚNCIO

Veja mais: Existe algum exame que diagnostica precocimente o Alzheimer?

O câncer colorretal não é mais uma doença dos idosos

Eles descobriram que, ao contrário das expectativas, o aumento mais sustentado nos casos diagnosticados ocorreu na faixa etária de 20 a 29 anos. O maior aumento foi encontrado no sul da Inglaterra.

A taxa de aumento foi semelhante para ambos os sexos, mostrando que não houve tendência específica de gênero. A maioria dos casos foi motivada por um aumento de casos em tumores distais.

Dos 1.145.639 novos casos de câncer colorretal que a equipe estudou, 2.594 casos ocorreram no grupo de 20-29 anos, 11.406 casos no grupo de 30-39 anos e 42.134 no grupo de 40-49 anos. Esses achados estão de acordo com outros estudos realizados na Europa e nos Estados Unidos.

A pesquisa concluiu afirmando que o câncer colorretal não deve mais ser considerado uma doença dos idosos. Também pediu uma mudança nas políticas de triagem, pesquisa e educação.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Organic Facts

ANÚNCIO