Como reutilizar respiradores N95 com eficiência?

ANÚNCIO
Anvisa: respiradores particulados vindos da China podem apresentar problemas | Jornal de Brasília
Foto: (reprodução/internet)

A escassez de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) em todo o mundo levantou preocupações sobre como melhor reutilizar itens essenciais, como máscaras N95 e respiradores.

Leia também: Qual a maneira certa de limpar a máscara?

Uma das melhores maneiras de desinfetar os respiradores N95 para manter a longevidade e a eficiência é o aquecimento, diz a American Chemical Sociedade. Vários métodos de desinfecção de um N95 estavam sendo considerados, como etanol ou solução de alvejante com cloro e radiação UV.

ANÚNCIO

No entanto, a equipe descobriu que aquecer a máscara era o melhor método de desinfecção e, ao mesmo tempo, mantinha sua reutilização. O relatório da ACS surge após ter tentado os métodos de desinfecção recomendados pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC).

Verificou-se que, embora o tratamento com radiação ultravioleta permita a reutilização em até 20 vezes, o aquecimento a 85 ºC por 20 minutos era uma forma de desinfecção eficaz. Isso permitiu que o material mantivesse a integridade e fosse reutilizado por cerca de 50 ciclos de tratamento.

Os autores afirmam que essas máscaras devem ser usadas apenas por profissionais de saúde, aqueles que entram em contato com pessoas infectadas. As descobertas podem ajudar os usuários a desinfetar com sucesso suas máscaras e usá-las em momentos de necessidade.

ANÚNCIO

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Organic Facts

ANÚNCIO