A gratidão tem seus benefícios, mas não cura a depressão, revela estudo

ANÚNCIO

Reconhecer as coisas boas da vida e ser grato por elas pode ter algum impacto positivo em seu humor e em alguns outros aspectos de sua vida.

Minha opinião: o poder da mais sincera gratidão - Revista Reserva
Foto: (reprodução/internet)

No entanto, as intervenções de gratidão por si só não têm o potencial de curar a depressão, descobriu um estudo recente.

ANÚNCIO

O estudo, conduzido por uma equipe de pesquisadores da Ohio State University, foi uma revisão dos resultados de 27 artigos que estudaram intervenções de gratidão e sua relação com os sintomas de depressão e ansiedade.

Quanto aos resultados do estudo

Ele descobriu que, embora as intervenções de gratidão tenham seus próprios benefícios possíveis, não podem ser usadas como uma cura para a depressão.

Em vários desses estudos que foram revisados, os efeitos de escrever um diário de gratidão foram comparados aos efeitos de rotinas mundanas, como escrever programações.

ANÚNCIO

Concluiu-se que não houve muita diferença nos efeitos de ambas as atividades em relação aos sintomas de depressão e ansiedade.

Veja também: Você sabia que pequenos prazeres no cotidiano podem levar a uma vida mais feliz?

“Com base em nossos resultados, dizer às pessoas que estão se sentindo deprimidas e ansiosas para serem mais gratas provavelmente não resultará no tipo de redução da depressão e ansiedade que gostaríamos de ver”, disse a Dra. Jennifer Cheavens, professora associada de psicologia da Universidade Estadual de Ohio.

“Pode ser que esse tipo de intervenção, por si só, não seja poderoso o suficiente ou que as pessoas tenham dificuldade de representá-la totalmente quando se sentem deprimidas e ansiosas.”

A gratidão pode ter seus próprios benefícios exclusivos

As práticas de gratidão comuns encontradas neste estudo foram escrever sobre três coisas pelas quais você é grato no final do dia, também conhecidas como ‘Três pequenas coisas’ e ‘visita de gratidão’.

O último requer que você escreva uma carta para uma pessoa que você acha que fez a diferença em sua vida e a leia para ela.

Embora possa não curar a depressão, a gratidão pode ter seus próprios benefícios exclusivos. Pode melhorar os relacionamentos, observa o estudo. O artigo foi publicado no Journal of Happiness Studies.

Se você está procurando ajuda para lidar com os sintomas de depressão e ansiedade, é aconselhável procurar ajuda profissional. Você pode começar procurando online os recursos disponíveis em sua área.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Organic Facts

ANÚNCIO