Entenda como fritar alimentos pode ser perigoso para sua saúde

ANÚNCIO

Cozinhar seu próprio refogado pode não ser tão saudável quanto você pensa.

Medo de óleo quente e panela de pressão: como evitar acidentes na cozinha?  - 29/04/2017 - UOL Nossa
Foto: (reprodução/internet)

Pesquisadores americanos descobriram que fazer um refogado pode ser prejudicial à saúde porque, quando o óleo de cozinha quente e a água dos vegetais ou da carne se combinam, minúsculas partículas de gordura saltam para o ar e podem ser perigosas se inaladas. [1].

ANÚNCIO

Queimaduras e poluição do ar

Uma equipe de cientistas da Texas Tech University e da Utah State University estudou a “dinâmica das gotículas explosivas” do óleo de cozinha quente quando combinado com água.

Eles supostamente descobriram que cozinhar em uma frigideira pode se tornar perigoso se as gotas de óleo quente saltarem da frigideira.

Isso pode causar queimaduras dolorosas e algo ainda mais arriscado – poluição do ar. Os cientistas disseram que três fatores foram levados em consideração durante a pesquisa – o tipo de óleo, a espessura da película de óleo e o tamanho da gota de óleo.

ANÚNCIO

Veja também: A gordura saturada pode estar diminuindo sua atenção

Até mesmo uma gota de água é arriscado

“Descobrimos que um grande número de pequenas gotas de óleo é liberado quando até mesmo uma única gota de água entra em contato com o óleo quente”, disse Jeremy Marston, professor assistente da Texas Tech University.

Ele disse que a pesquisa deles pode ser particularmente relevante para os métodos de culinária chinesa em que a água é adicionada a woks quentes.

Traduzido e adaptado por: Agora sabe

Fonte: Organic Facts

ANÚNCIO