É mais benéfico fazer exercícios mais intensos ou um esporte?

ANÚNCIO

Existem numerosos estudos hoje sobre os benefícios do exercício, como ele nos ajudaria a manter as doenças sob controle, manter-nos em boa forma física e reduzir a mortalidade. Novas pesquisas agora apontam para diferentes benefícios que atividades físicas tem a oferecer.

É mais benéfico fazer exercícios mais intensos ou um esporte?
Foto: (reprodução/internet)

De acordo com o novo estudo, publicado na revista Nature Human Behavior, a atividade física, especialmente esportes coordenados, pode ajudar a melhorar a função cognitiva a longo prazo.

ANÚNCIO

Leia mais: A atividade física pode melhorar o desempenho escolar das crianças?

O estudo, que foi conduzido por pesquisadores da Universidade de Basel, na Suíça, e da Universidade de Tsukuba, no Japão, buscou entender quais tipos de atividades físicas são mais benéficas para quais grupos demográficos. Para isso, a equipe contou com uma análise em larga escala da literatura científica.

Uma das descobertas mais proeminentes foi o beneficiamento de esportes coordenados para a função cognitiva em todas as idades. Os praticantes de tais atividades se beneficiaram da coordenação e dos aspectos desafiadores disso.

“Coordenar durante um esporte parece ser ainda mais importante do que o volume total da atividade esportiva”, explica um dos autores deste estudo, Dr. Sebastian Ludyga, do Departamento de Esporte, Exercício e Saúde da Universidade de Basel.

ANÚNCIO

O maior escopo para melhoria nas funções cognitivas ocorre durante a infância e a velhice, desenvolvimento cognitivo e fases de degradação cognitiva, respectivamente.

No entanto, o estudo descobriu que o mesmo tipo e níveis de atividades esportivas coordenadas beneficiam todos os grupos de idade da mesma forma. Assim, eles podem ser combinados para esse fim.

Além disso, os pesquisadores também observaram que homens e meninos se beneficiam mais com atividades físicas intensas, em comparação com as mulheres. No caso das mulheres, os benefícios positivos teriam desaparecido se a intensidade fosse aumentada rapidamente.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Organic Facts

ANÚNCIO